Se existe um console que dificilmente é odiado por alguém é o Super Nintendo. Lançado em agosto de 1991, o videogame revolucionou o mercado e trouxe ao mundo games marcantes que fizeram grande sucesso durante a década de 1990 e que até hoje são jogados na própria plataforma ou em consoles mais modernos.

Para ajudar você a relembrar os melhores títulos, o Olhar Digital preparou uma lista com 7 games que marcaram época no videogame de 16 bits. Confira:

Super Mario World

Falar de Super Nintendo é falar de Super Mario World. Lançado em 1991, o título foi o grande momento da então jovem franquia. Vendido em conjunto com o console, ele se tornou o game mais comercializado da geração com 20 milhões de cópias.

publicidade

Reprodução

O encanador italiano mais famoso do mundo aparece com gráficos bem desenhados e excelente jogabilidade. A história também era divertida e o game apresentava um bom nível de desafio, o que conquistou desde o público pré-adolescente até quem já era marmanjo na época.

Super Mario Kart

Mario Kart foi um dos jogos multiplayers mais jogados do planeta durante a década de 1990 e, possivelmente, o favorito da geração 16 bits. O título chegou em 1992 e trouxe os personagens da franquia para divertidas corridas de kart cheias de obstáculos e armadilhas.

Reprodução

Mas ao invés de ser só mais um game de corrida, Mario Kart permitia que os jogadores usassem itens contra seus adversários, como as famosas cascas de bananas e os cascos de tartarugas.

Street Fighter 2

 

O primeiro Street Fighter foi lançado para Arcade em 1987 e não empolgou muito. O segundo, que chegou ao Super Nintendo em 1991 também vindo do das máquinas de fliperama, foi sucesso absoluto de público e crítica. O jogo introduziu personagens como Blanka, Chun-Li, Guille, Dhalsim, Zangief, Honda, Balrog, Vega e Bison que fizeram companhia a Ryu e Ken.

Reprodução

A jogabilidade divertida e a possibilidade de usar combos e lançar magias nos adversários fez com que os fãs de jogos de luta passassem a adotar Street Fighter 2 como um dos games mais marcantes do estilo até hoje. Não por acaso, ele recebeu adaptações para 3DO, Amiga, Game Boy Advance, Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Dreamcast, Master System, Sega Saturn, Mega Drive e Xbox 360.

Mortal Kombat

O game que trazia o torneio de lutas mais mortal de todos os tempos revolucionou pela violência apresentada. Sangue jorrava a cada golpe e havia ainda a possibilidade de aplicar um golpe final, o fatality, que trazia cenas fortes e não indicadas para quem tinha estômago fraco.

Reprodução

Mas não foi nada disso que fez Mortal Kombat ser o queridinho dos jogos de luta. O game abandonou os desenhos e usou fotografias de atores reais no jogo. Dessa forma, os gráficos e sons do jogo não deixavam a desejar, pelo menos naquela época.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

1991 foi um grande ano para o Super Nintendo. Um dos melhores títulos da franquia The Legend of Zelda chegou para o console neste ano, trazia o retorno da câmera de cima (e não mais de lado, como em The Adventure of Link, do Nintendinho) e uma história realmente interessante.

Reprodução

No enredo, Link fica sabendo que é um dos últimos descendentes de uma antiga família de guardas da família real e precisa derrotar o feiticeiro Agahim. Para isso, ele irá perceber que o que o antagonista está fazendo tem muita ligação com o que já aconteceu muitos anos antes. 

Donkey Kong Country

A franquia Donkey Kong Country é uma das mais divertidas já lançadas. No comando de macacos bem-humorados, o jogador precisa atravessar fases cheias de obstáculos para concluir seu objetivo.

Reprodução

Por ser mais difícil do que Super Mario World (principalmente na fase dos trilhos), o game fez bastante sucesso na época e também ganhou diversas adaptações para consoles mais atuais da Nintendo. Vale destacar também as características únicas de cada um dos personagens, o que deixava o jogo mais dinâmico.

Star Fox

O que mais impressionava em Star Fox eram os gráficos 3D reproduzidos com a ajuda do chip Super FX. O game que trazia batalhas com naves chegou em 1993 e fez bastante sucesso.

Reprodução

Apesar dos gráficos ainda rudimentares, a proposta de apresentá-los em três dimensões deu muito certo para a Nintendo e garantiu ao título um lugar de honra nas listas de jogos mais famosos de todos os tempos, principalmente após o título ter explodido na versão lançada para Nintendo 64.

Outros sucessos

Essa lista contempla apenas alguns dos jogos mais importantes do console que completa 25 anos em 2016. Diversos outros títulos marcaram época e poderiam muito bem estarem detalhados aqui, casos de International Superstar Soccer, Mega Man X, Top Gear, Goof Troop, Super Bomberman, entre outros.

Reprodução