O recurso Nearby Share, que permite compartilhar arquivos via Wi-Fi ou Bluetooth facilmente entre computadores com Windows 10, ganhará a mais sistemas além do próprio SO da Microsoft. De acordo com o site MSPowerUser, a funcionalidade – que chegou no pacote de atualizações de abril e serve como alternativa ao AirDrop dos dispositivos da Apple – deve ser estendida a aparelhos com Android e também com iOS “em breve”.

A novidade foi citada pela Microsoft em uma das sessões para desenvolvedores promovidas na Build deste ano. A companhia explicou que será possível adicionar o recurso a aplicativos para Android e iOS com a ajuda do SDK Project Rome, e também destacou que já é possível usá-la para enviar arquivos para um PC a partir de um smartphone com o sistema do Google.

publicidade

Ainda não é possível, no entanto, fazer o caminho inverso no Android e nem usar a solução como um todo em aparelhos com iOS, mas a Microsoft deu a entender que está trabalhando nisso.

Ao MSPowerUser, a empresa também não confirmou se o recurso será integrado aos menus gerais dos sistemas. Mas, mesmo restrito aos aplicativos, o Nearby Share já deve facilitar bastante a vida do usuário na hora de compartilhar arquivos entre diferentes plataformas.