A Cortana vai perder um dos seus principais recursos para usuários do Windows Phone 8.1. A partir de janeiro, a assistente pessoal da Microsoft deixará de exibir as principais notícias e assuntos do dia na sua tela inicial. No entanto, a empresa diz que ainda será possível executar comandos de voz e fazer buscas na Internet com o celular.

De acordo com a publicação do OnMSFT, os usuários do Windows Phone 8.1 começaram a ver uma nova mensagem sempre que acessam a Cortana no telefone. No texto, a Microsoft explica que a página de notícias será abandonada e a assistente não exibirá mais sugestões a partir de janeiro. O espaço podia ser personalizado pelo usuário de acordo com seus tópicos de interesse e informações desejadas.

publicidade

Ainda segundo a explicação da companhia, os usuários ainda poderão usar a Cortana para salvar lembretes, fazer perguntas e executar outras ações no telefone. No entanto, o futuro da assistente ainda é incerto, tendo em vista as recentes mudanças feitas no Windows 10 pela Microsoft e o pouco foco que o recurso vem tendo.

Quanto ao Windows Phone 8.1, a tendência é que o sistema fique cada vez mais inutilizável. Afinal, a Microsoft já encerrou o suporte à plataforma em julho de 2017 e a loja do sistema deve parar de funcionar em julho de 2019. Ou seja, em breve, os usuários não poderão nem sequer baixar apps ou atualizar os programas existentes em seu telefone.