A Microsoft apresentou a versão final da mudança do Skype, seu aplicativo de videoconferências, que estava em teste beta. Agora, todos os usuários terão a possibilidade de desfocar o plano de fundo quando fizerem chamadas com o app — e, assim, esconder levemente a desarrumação no quarto ou no escritório.

Para ativar o recurso, basta clicar no próprio vídeo com o botão direito ou no ícone da câmera, localizado na aba inferior da chamada. Segundo o Skype, a funcionalidade usa inteligência artificial para detectar cabelo, mãos e braços, e direcionar o foco para a pessoa.

publicidade

O método é semelhante ao modo retrato de grande parte dos smartphones modernos e opera da mesma forma que a função de “borrar fundo” do Microsoft Teams. A ferramenta foi incorporada à versão pública mais recente do programa, nos sistemas Windows, Mac e Linux.

Ainda no anúncio, o Skype sinaliza que “fazemos nosso melhor para assegurar que seu fundo esteja sempre desfocado, mas não podemos garantir isso”. Portanto, é preciso ter cautela para não exibir, indesejadamente, o ambiente bagunçado.

publicidade

Com a novidade, a Microsoft reforça sua competitividade no mercado. A empresa também desenvolve, atualmente, outra função de privacidade: a delimitação do quadro exposto na chamada. Essa, porém, ainda está em teste na versão Skype Insider Preview.