Se você joga Minecraft e gostaria de aprender a programar, agora será possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A Microsoft anunciou hoje a versão beta de uma ferramenta chamada Code Builer para o jogo. O recurso permitirá que os jogadores usem fundamentos de programação para controlar seu personagem no jogo.

Jogadores da versão educacional de Minecraft poderão baixar o Code Builder para ter acesso a um console de programação dentro do jogo. No console, será possível utilizar comandos básicos de programação para fazer o personagem do jogo executar determinadas ações de maneira automatizada. Por exemplo, será possível escrever uma função “loop” para fazer o personagem construir uma parede. O vídeo abaixo fala mais da novidade:

publicidade

No entanto, o Code Builder também será compatível com ferramentas que facilitam o processo de programação, como o ScratchX e o Tynker. Essas duas plataformas oferecem interfaces visuais de escrita de código. Com elas, em vez de escrever linha por linha o código, o estudante pode simplesmente selecionar e arrastar “blocos” de código para formar seu programa. Isso facilita o processo de criação e o aprendizado.

publicidade

Por outro lado, segundo o The Verge, essas ferramentas não serão essenciais para o uso do Code Builder. Usuários mais avançados (ou alunos com mais experiência) poderão escrever diretamente no Code Builder, que será capaz de traduzir qualquer código de JavaScript para movimentos do personagem no jogo.

Educando para o futuro

publicidade

De acordo com o Digital Trends, a novidade foi mostrada pela Microsoft no evento #MicrosoftEDU, em Nova York. Durante a demonstração, a empresa demonstrou como o sistema poderia ser usado para criar todo tipo de objetos, desde pequenas casas para os jogadores até réplicas em tamanho real de monumentos como o Parthenon.

Há bons motivos para a Microsoft ter resolvido juntar essas duas coisas: acredita-se que programação será uma das competências essenciais para o mercado de trabalho do futuro. Isso é verdade no Brasil também: desde 2014 já há escolas no país dedicdas a ensinar fundamentos de programação a crianças.