A NASA acabou que realizar um marco na história das aeronaves não tripuladas: a Ikhana, o avião não tripulado da agência espacial recebeu autorização de voar sem precisar de uma escolta.

Na última terça-feira, 17, o avião pôde sobrevoar, pela primeira vez, um espaço aéreo público sem o apoio de aeronaves de segurança. “Este voo histórico aproxima os Estados Unidos da normalização das operações de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo usado por pilotos comerciais e privados”, diz o comunicado da NASA.

Segundo a agência, a liberação dos aviões pilotados remotamente abre as portas para todos os tipos de serviços, desde o monitoramento e combate a incêndios florestais, até o fornecimento de novas operações de busca e resgate de emergência. Além disso, a tecnologia pode ser adaptada para ser usada na aviação tradicional.

Normalmente, a Federal Aviation Administration exige que voos de aeronaves grandes, como a Ikhana, tenham a escolta de uma aeronave de segurança quando entram no espaço aéreo usado por aeronaves comerciais.

publicidade

A FAA concedeu uma permissão especial para a NASA conduzir o voo. O piloto automático usa uma tecnologia de que detecta outros aviões e evita se aproximar para não causar acidentes. O veículo também estava equipado com radares e um sistema que determina a posição da aeronave de acordo com o GPS e transmite periodicamente essa informação para que outras aeronaves possam rastreá-la.