O plano da Apple de transformar o iPad no “novo computador” pode ganhar um aliado de peso ainda este ano. Segundo uma reportagem da Bloomberg, a Adobe está preparando uma versão completa do Photoshop compatível com o tablet.

Atualmente, a Adobe oferece versões simplificadas do seu principal editor de imagens para iOS, como o “Photoshop Mix” e o “Photoshop Express”, com recursos limitados em comparação à versão padrão, e que funcionam não só no iPad, mas também no iPhone.

publicidade

A Adobe planeja anunciar oficialmente o Photoshop para iPads em outubro deste ano, e lançar o programa na App Store em 2019, se nenhum desafio técnico atrasar o trabalho a equipe, segundo informações obtidas pelo jornalista Mark Gurman.

A empresa também estaria trabalhando numa versão completa do programa de desenho Illustrator para iPads, mas ainda sem data prevista de lançamento. Oficialmente, a Adobe não quis confirmar e nem negar as informações da Bloomberg.

publicidade

Scott Belsky, líder da área de Creative Cloud da Adobe, chegou a confirmar que a empresa está trabalhando numa versão “multiplataforma” do Photoshop, mas não disse se esta versão terá todos os recursos da versão tradicional e nem quando ela será lançada.

A versão completa do Photoshop sempre foi deixada para PCs e Macs, o que abriu caminho no setor mobile para aplicativos como Affinity, Pixelmator, Enlight e Photofox, por exemplo. Mas nenhum deles tem o apelo com designers profissionais que o concorrente tem.

publicidade

O desenvolvimento deste novo Photoshop para iPads faz parte de uma mudança de estratégia da Adobe. A empresa agora está focada em soluções não só para profissionais, mas também para usuários comuns e leigos, com o objetivo de aumentar o número de assinantes dos seus pacotes.