A Adobe anunciou nesta terça-feira, 19, um novo editor de vídeos para smartphones e desktops, o Project Rush. O app se propõe a juntar recursos do Premiere, do After Effects e do Audition em uma interface simples, para facilitar e agilizar o processo de edição e pós-produção de vídeos. O programa só deve ser lançado no final deste ano, mas interessados já podem se inscrever no beta no site da Adobe.

Conforme explicou no blog da empresa a gerente de produtos Erin Norton, o Project Rush foi pensado para criadores de vídeos online. A ideia principal do aplicativo é dar a eles a capacidade de “trabalhar em qualquer lugar”, seja no notebook ou no smartphone, com todo o trabalho sincronizado na nuvem para que o usuário possa começar em um aparelho e terminar em outro.

publicidade

O app conta com recursos básicos, como ferramentas de edição rápida, filtros e funções para compartilhamento no YouTube e em redes sociais. Mas ele também traz algumas funções mais avançadas, como a correção de cor do Premiere, a otimização de áudio do Audition e os modelos de motion graphics customizáveis do After Effects.

Hoje, nos smartphones, a Adobe conta apenas com o Premiere Clip, uma versão simplificada do editor de vídeos para desktops, atualizada pela última vez em fevereiro deste ano. O aplicativo é grátis, mas bem menos completo do que o Project Rush pretende ser. A empresa, porém, não comentou se o novo app também será gratuito.

publicidade

Se quiser testar o Project Rush, dá para se inscrever para o beta por aqui. É preciso, no entanto, aguardar aprovação da Adobe. O aplicativo, que deve sair até o fim deste ano, terá versões para Android, iOS, Windows e macOS.