A Adidas começará a vender em breve seu primeiro modelo de tênis fabricado inteiramente por robôs. O modelo, chamado de AM4LDN, foi feito com base na coleta de dados de atletas da cidade de Londres, e é o primeiro de uma linha chamada “Adidas Made For”, que trará calçados criados sob medida para diversas cidades do mundo.

Segundo o Engadget, os pares de tênis vão ser vendidos a partir de 19 de outubro em Londres (já que eles foram feitos para a cidade). No dia 26, o segundo modelo feito só por robôs, o AM4PAR, ficará disponível em Paris. As cidades de Los Angeles, Nova York, Xangai e Tóquio também receberão seus modelos específicos, mas só em 2018. O vídeo abaixo mostra mais sobre o novo calçado:

Os tênis não são apenas fabricados por robôs, mas também foram desenhados por eles, em alguma medida. O design deles foi feito com base em dados coletados por máquinas e sensores sobre o desempenho dos atletas de cada localidade. Essas informações, segundo a empresa, permitiram criar um modelo mais leve e confortável. 

publicidade

Fabricação robótica

Embora o AM4LDN seja o primeiro modelo produzido pela fábrica robótica a chegar ao mercado, ele não foi o primeiro tênis que os robôs produziram. Esse posto fica com o Futurecraft M.F.G., que a empresa revelou em setembro do ano passado. A ideia era fabricar apenas 500 protótipos dele para avaliar a qualidade do trabalho das máquinas.

Normalmente, embora robôs sejam usados em algumas etapas da ffabricação de calçados, a maior parte do trabalho ainda é feita por mãos humanas. Muitas empresas terceirizam esse trabalho para países como a China e o Vietnã.

Uma fábrica inteiramente robotizada, porém, traz uma série de vantagens para os empresários. Ela permite que eles sejam produzidos sob demanda e de maneira personalizada e num tempo muito menor: cinco horas, em vez de semanas. Essa queda no tempo de produção, por sua vez, permite que a fábrica funcione conforme necessário, eliminando o custo e os problemas de grandes estoques.