O “notch”, termo usado para definir o corte na tela que se popularizou com a chegada do iPhone X e foi replicado em números aparelhos Android lançados em 2018, mal chegou, mas já pode estar se despedindo. A tendência é que em 2019 vejamos celulares com uma solução diferente para abrigar a câmera frontal: um furo na tela.

Primeiro é necessário entender por qual motivos as empresas começaram a adotar o entalhe no topo da tela. O mercado entende que as bordas eram desperdício, e que, eliminando-as, seria possível oferecer displays maiores sem aumentar o tamanho do aparelho, afinal o público gostava de telas grandes, mas celulares gigantescos nunca foram muito bem vistos. A partir daí, as empresas começaram a reduzir bordas, mas chegaram ao limite da câmera frontal e outros sensores. O corte na tela foi a solução mais comum para chegar a esse objetivo, e a Apple acabou validando essa tendência ao introduzi-la no iPhone.

publicidade

No entanto, a partir de 2019, as coisas devem começar a mudar. A Samsung Display, braço da gigante coreana responsável pela produção de telas, já revelou o design Infinity-O, que visa trocar o convencional notch por um furinho no canto superior esquerdo da tela, que abrigará a câmera frontal. O interessante é que a Samsung produz telas para inúmeras fabricantes, e não apenas para si, o que significa que outras empresas podem replicar esse visual.

publicidade

Os rumores, inclusive, indicam que vários aparelhos que estão chegando no ano que vem já deverão ter esse visual. A começar pelo Galaxy S10, da própria Samsung, que relutou em aderir a um entalhe similar ao do iPhone X enquanto tantos outros concorrentes seguiam o caminho da Apple.

Imagens vazadas e teasers de celulares da Lenovo e da Huawei também indicam que as empresas estão planejando seguir o design Infinity-O, com um furinho no canto superior da tela para abrigar a câmera frontal. É questão de tempo até mais empresas começarem a seguir pelo mesmo caminho.

publicidade

Até o momento, no entanto, nenhum celular foi de fato apresentado com este novo visual. Fica a questão sobre como o furo na tela impactará a usabilidade. O notch ao menos poderia ser escondido com um papel de parede escuro, mas não se sabe quão invasivo o furo pode ser para a experiência de uso de um smartphone. É aguardar para ver.

publicidade