A Nike lançou o Adapt BB, seu tênis inteligente com tecnologia autoajustável, que pode ter suas as cores e iluminação controladas por meio de uma aplicativo. O que não se esperava é uma falha no app para Android que faria com que os calçados parassem de funcionar, o que é algo que nunca foi um problema nos tênis “burros”.

Quem está calçando os sapatos pode afrouxá-los e apertá-los através de dois botões, na lateral deles. No entanto, os executivos da fizeram questão de um aplicativo, alegando que ajudaria os usuários na prática de atividades físicas. No entanto, ninguém esperava que o app virasse um transtorno.

publicidade

O Adapt BB pediu uma atualização de firmware em sua primeira semana. Ela só poderia ser instalada por meio do aplicativo para iOS ou Android, de acordo com declaração da Nike feita em janeiro. Só que para os usuários de Android, o aplicativo não funcionou como o esperado. Inúmeros reviews do aplicativo Nike Adapt, disponível na Google Play Store, alegavam que a conexão com o calçado esquerdo não era possível. Ou seja, a atualização tornou inútil o principal recurso do tênis self-tie. 

Ainda é possível usar o calçado por meio dos controles manuais, mas não é o ideal: quem pagou US$ 350 pelos tênis esperava que sua tecnologia funcionasse adequadamente. O problema não foi verificado na versão iOS do aplicativo, que teve mais de 150 avaliações majoritariamente positivas.

publicidade

A Nike já lançou sapatos auto-ajustáveis no passado — o HyperAdapt 1.0 de US$ 720 —, mas esta é a primeira vez que um aplicativo é usado. Ele mostra também a duração da bateria nos calçados, e você pode definir perfis para situações diversas — mais frouxos quando sentado à mesa ou mais justos durante uma atividade física.