A Acer anunciou nesta terça-feira, 13, a chegada de um novo notebook descrito pela empresa como ultrafino. Trata-se do Swift3, que tem algumas características curiosas, sendo a mais interessante delas o fato de que ele conta com 16 GB de memória Optane da Intel, que é uma tecnologia razoavelmente nova que promete acelerar consideravelmente o computador.

Caso você não saiba o que é uma memória Optane, trata-se de uma tecnologia introduzida no ano passado pela Intel. Ela funciona misturando as altas velocidades das memórias RAM com a estabilidade do armazenamento em HD ou SSD. Isso significa que, em vez de descartar todas as informações quando o PC reinicia ou quando um programa é fechado, o drive Optane é capaz de reconhecer os dados mais importantes e armazená-los indefinidamente para acelerar o processo de ligamento do computador ou de um programa. Desta forma, ele é capaz de oferecer um bônus de desempenho até mesmo em um computador com um HD convencional.

Além do drive Optane, o computador da Acer conta com um processador Intel Core i5-8250U de 8º geração com 8 GB de memória RAM tradicional, com 1 terabyte de armazenamento em HD.

Já a tela tem 15,6 polegadas com resolução Full HD (1920×1080), e o dispositivo também conta com leitor de impressões digitais integrado ao Windows Hello, o que permite dispensar a digitação de senhas em algumas situações.

publicidade

Em relação a portas e entradas, o notebook conta com duas entradas USB 3.0 e uma porta do tipo USB-C, que tem se tornado cada vez mais importante nos dias atuais. Além disso, também há uma entrada HDMI para saída de áudio e vídeo.

O Swift3, no entanto, não é muito barato. O produto está à venda no site oficial da Acer pelo preço sugerido de R$ 7.800 no pagamento parcelado ou por R$ 6.800 para quem optar por pagar à vista.