Ainda que tenha um aparelho de realidade virtual poderoso, a Acer não é a marca com presença mais forte no segmento de óculos. Mas a empresa taiwanesa anunciou nesta quarta-feira, durante a IFA 2018, um novo modelo bem interessante: o OJO 500, um aparelho de realidade mista para Windows 10 desmontável – o primeiro do tipo na categoria, segundo a marca.

Mas calma: não é que o aparelho pode ser completamente aberto, para que as peças internas sejam trocadas. Na verdade, seu suporte e sua lente podem ser separados facilmente, o que deve ajudar na hora de guardá-lo ou limpá-lo. O aparelho foi pensado para quem gosta de compartilhar com amigos ou, como diz a própria Acer, para donos de negócios, especificamente de parques ou atrações focadas em realidade mista.

publicidade

O OJO 500 conta com duas telas LCD de 2,89 polegadas com ângulo de visão de 100 graus e resolução de 2.880 x 1.440. A taxa de atualização é de 90 hertz, o que deve garantir uma experiência sem enjoos. O aparelho ainda pode vir com um par de controles sensíveis a movimento Bluetooth, ambos equipados com uma tecla Windows, um trackpad e um botão de “agarrar” para “que os usuários interajam com objetos na realidade mista”, segundo a empresa.

publicidade

A Acer garante que a configuração do dispositivo é bem rápida – o setup todo não deve passar de 10 minutos. Os óculos se conectam ao PC com Windows 10 por cabo HDMI 2.0, e é preciso também ligá-lo a uma porta USB 3.0 para transmitir os dados. Ou seja, nada de experiência sem fio nesse caso. O cabo principal ao menos é longo: tem 4 metros de comprimento.

Por fim, em termos de conteúdo, o OJO 500 é compatível com “mais de 2.500 jogos e aplicativos” disponíveis na plataforma de VR do Steam e na Microsoft Store. Ele começa a ser vendido em novembro nos EUA, com preço sugerido de 400 dólares (cerca de 1.650 reais, sem os controles), e chega na Europa no mesmo mês com valores começando em 500 euros (mais de 2.400 reais, também sem o par de joysticks).

publicidade

Ainda não há informações sobre a disponibilidade e preço do produto no Brasil, mas não dá para esperar nada muito barato caso o aparelho chegue por aqui.