No mês passado, os carros elétricos atingiram uma marca significativa na Noruega, representando 58% das vendas e superaram os números de modelos movidos a combustível fóssil, segundo Christina Bu, secretária-geral da Associação de Veículos Elétricos do país. Os números refletem o desejo da nação de se afastar de veículos movidos a combustíveis fósseis – com a ajuda de incentivos lucrativos do governo para proprietários de veículos elétricos.

O modelo de mercado de massa da Tesla, o Model 3, é o mais popular, respondendo por quase 30% das vendas de veículos de passageiros novos, segundo o Conselho Norueguês de Informações para o Tráfego Rodoviário (OFV). Entretanto, até o final de março foram registrados pela OFV 18.395 novos carros novos, sendo que desses 10.732 são classificados dentro do quesito de emissão zero, representando um total de 48,4%.  

publicidade

“A Noruega mostra ao mundo todo que o carro elétrico pode substituir aqueles movidos por gasolina ou diesel e contribuir relevantemente com a briga pela redução na emissão de CO2”, diz Bu em comunicado.

A previsão é de que ao longo do ano de 2019 os números aumentem e as vendas seja ainda maiores. Os incentivos do governo continuam surgindo, sendo de custos de impostos de importação e de taxas sobre burocracia de registro reduzidos, permissão aos proprietários para não pagarem pedágios e para usarem a faixas de ônibus em centros urbanos congestionados. No entanto, as vantagens devem ser eliminadas em 2021. Segundo o parlamento, em 2025 toda a frota já seja elétrica.

publicidade

A China, que é o maior mercado automobilístico do mundo, também forneceu grandes incentivos à medida que tenta limpar o problema de poluição do ar e conquistar a liderança em novas tecnologias. O país já conquistou um aumento de cerca de 61% nas vendas no ano passado.

 

publicidade

Via: Época negócios