A Microsoft vai lançar uma versão do seu Surface Studio para monitores em algum momento de 2020. Quem afirma isso é o escritor Brad Sams, em seu novo livro chamado Beneath a Surface, que detalha a história desse linha de computadores da Microsoft.

E não é apenas um monitor de vídeo tradicional. Terá um estilo próprio com design modular. O livro de Sams revela as dificuldades que a Microsoft teve com o Surface, desde o dia em que teve um prejuízo de 900 milhões de dólares com o Surface RT até se tornar um negócio de bilhões de dólares para a empresa.

publicidade

Para além do Surface Monitor, em 2019, Sams afirma que o dispositivo de bolso Andromeda, também projetado pela Microsoft, poderá chegar ao público. A empresa vem lutando para justificar os investimentos no Andromeda há anos, mas novas tecnologias podem fazer o projeto decolar em um formato maior.

A Microsoft também demonstrou no início de 2018, uma sala de reuniões futurista com um protótipo de hardware projetado para automatizar reuniões. Sams comenta ainda sobre uma crescente frustração entre a Microsoft e a Intel. Como outros fabricantes de PCs, a Microsoft espera que a Intel finalmente envie seus processadores de 10 nanômetros para testes de novos hardwares. Os novos chips da Intel devem ser lançados em 2019, apesar de haverem rumores de que eles foram cancelados.

publicidade

Assim, a Microsoft poderia estar procurando pela AMD como uma alternativa, como afirma Sams sobre a possibilidade de um laptop Surface com chip da AMD ser lançado no final de 2019. A Microsoft está considerando usar chips AMD Picasso, que também são pequenos (14 a 7 nanômetros), ideais para serem usados em um portátil Surface.

Se a Microsoft migrar para os chips AMD, isso seria um grande sinal de alerta para a Intel. A Intel supostamente convenceu a Microsoft a não escolher o processador ARM para o Surface Go, e agora está enfrentando uma forte concorrência da AMD para desktops e notebooks.

publicidade

2019 será um ano interessante para a Microsoft e seus Surfaces, e também para a Intel. Vamos acompanhar.