Nesta segunda-feira (13/5), a 99 lançou uma ferramenta de reconhecimento facial que tem o objetivo de aumentar ainda mais a segurança das corridas da plataforma. O sistema, desenvolvido por engenheiros e programadores em três países – Brasil, Estados Unidos e China – identifica automaticamente o rosto de todos os motoristas antes de eles se conectarem ao app.

A tecnologia será aplicada periodicamente a todos os motoristas cadastrados no aplicativo, inclusive aqueles que já passaram por uma confirmação de identidade. A 99 realiza o procedimento através de uma parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em que a imagem coletada no leitor facial é validada automaticamente com a foto armazenada no banco de dados do órgão.

publicidade

O reconhecimento facial também atua de forma conjunta com a inteligência artificial da 99, que pode identificar padrões de uso dos motoristas e solicitar checagens adicionais, caso necessário. A empresa informa que verificações randômicas também serão realizadas.

Além de trazer mais segurança para os passageiros em suas viagens, a introdução de mais uma camada de confirmação também visa proteger a identidade do motorista. “A segurança de passageiros e motoristas é a nossa prioridade”, garante Lívia Pozzi, líder de segurança em operações da 99. “O reconhecimento facial se junta agora às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência.”

publicidade

Como funciona:

  • Periodicamente, a 99 pede aos motoristas que façam o reconhecimento facial, em qualquer hora do dia;
  • O condutor deverá colocar o rosto no círculo e esperar alguns segundos enquanto a verificação é realizada;
  • Caso seja aprovado, o condutor poderá dirigir normalmente. Se não, ele pode regularizar a situação pedindo revisão pelo app.