O iOS 12 foi apresentado nesta semana durante o evento WWDC 2018, trazendo diversas novidades para o iPhone e iPad. Como a sua comparação com o Android P, que também está por vir, é inevitável, veja alguns dos principais recursos que você só terá no sistema da Apple:

Atalhos da Siri

publicidade

A Siri é a assistente pessoal que acompanha os aparelhos com iOS para lhe ajudar a realizar tarefas no sistema. Cada vez mais integrada aos aplicativos que estão instalados no sistema, a Siri terá no iOS 12 formas de criar atalhos personalizados.

Reprodução

publicidade

Além desta mudança, a Siri continuará a analisar as suas ações no celular para integrar cada vez mais sugestões dos aplicativos em seu cotidiano.

Animojis e outros efeitos em tempo real com a câmera

publicidade

Os animojis nos smartphones não chegam a ser uma novidade. Inclusive, alguns dos recursos que serão implementados no iOS 12 chegam a lembrar funcionalidades vistas no AR Emoji que acompanha alguns celulares da Samsung.

Entretanto, um dos recursos inovadores mostrados pela Apple é a possibilidade de utilizá-los em tempo real com a câmera do aparelho. Além dos animojis na câmera, também será possível adicionar textos, filtros e até alguns adesivos em tempo real.

publicidade

Reprodução

Chamadas de vídeos em grupo

O FaceTime, aplicativo para chamadas que acompanha os sistemas da Apple, terá um recurso para realizar chamadas de vídeo em grupo com os seus contatos. Inclusive, ele virá com uma função avançada que pode destacar automaticamente a janela de um contato que esteja falando, além de possibilitar o uso dos animojis mencionados acima.

Reprodução

No Android, as chamadas em vídeo ainda ocorrem de forma individual, precisando instalar um aplicativo caso queira falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Measure

Um novo aplicativo padrão que acompanhará o iOS se chama Measure. Com ele, você utilizará a câmera do aparelho para tirar medidas de objetos ao desenhar uma linha neles.

Reprodução

Para Android e até mesmo para iOS, existem alguns aplicativos que conseguem realizar esta tarefa com realidade virtual aumentada. Entretanto, eles não têm os mesmos recursos avançados que foram exibidos no Measure.

Modo “não perturbe” personalizado

O iOS 12 ganhou um novo modo “não perturbe” personalizado. Agora, por exemplo, ao dormir, é possível colocar o seu aparelho para mostrar apenas a hora atual, sem chegar a exibir qualquer notificação do sistema ou de aplicativos até chegar a hora de acordar ou ir para determinado local.

Reprodução

O Android também possui um modo “não perturbe” personalizado, mas ele funciona apenas por horários e silencia as notificações, não tendo opções complexas para bloqueio e desbloqueio.