5 aplicativos que você pode remover sem medo e liberar espaço no Android

Algumas vezes instalamos aplicativos que achamos essenciais, porém, não fazem a menor diferença porque já existem funções de outros aplicativos que executam a mesma tarefa. Está confuso? Então veja esses cinco apps que você pode desinstalar (e porquê) e liberar mais espaço em seu smartphone. E dependendo do seu aparelho, pode até melhorar o desempenho.

1. Boomerang

O Boomerang é um aplicativo que complementa o Instagram e que chegou ao Android há três anos. O objetivo é criar vídeos curtos que sejam reproduzidos repetidamente e infinitamente, para que você possa publicá-los na rede social de fotos mais tarde.

No entanto, tanto o aplicativo Instagram quanto o do Facebook já possui a função Boomerang integrada para que funcionem sem a necessidade do aplicativo separado, dispensando a necessidade de um aplicativo externo.

2. IGTV

Em junho, o Instagram apareceu com a novidade do IGTV, um aplicativo de vídeo que veio para competir com o YouTube com base em vídeos verticais. O IGTV é integrado ao Instagram, mas não é necessário tê-lo instalado no celular para acompanhar o conteúdo da plataforma.

Pode fazer o teste. Vá ao instagram, na página da sua conta e clique no ícone superior direito, o IGTV. Além de assistir aos vídeos, você também pode publicar os seus. Portanto, não há motivo para manter esse app ocupando espaço em seu smartphone.

3. Google Plus (ou Google+)

Durante anos, o ícone vermelho do Google+ permaneceu inalterado em telefones Android. Muitos usuários chegaram à conclusão de que, por ser pré-instalado, o app não poderia ser removido, como vários outros como o Gmail e o Google Play Música. A realidade é que o app pode ser tranquilamente removido do seu celular. 

Além disso, como a rede social já teve seu fim anunciado pelo Google, a tendência é que progressivamente esse aplicativo deixe de ser pré-instalado nos aparelhos.

4. Google Home

O aplicativo do Google Home mudou muito durante a sua existência. Começou simplesmente como o aplicativo para gerenciar o Chromecast, mas com o tempo e o lançamento de mais dispositivos para a casa, acabou se tornando um centro de controle doméstico. No entanto, como equipamentos de internet das coisas integrados ao Google Home ainda não pegaram no Brasil, o app não tem muita serventia para nós, porque o Chromecast pode ser usado tranquilamente sem ele.

É possível enviar conteúdo para o Chromecast a partir de outros aplicativos como o YouTube ou Netflix sem precisar de um aplicativo extra.

Se você for um usuário avançado ou tiver vários dispositivos, como o Google Home ou o Chromecast, e alterar suas configurações com frequência, vale a pena manter o app instalado. Mas se você usá apenas no Chromecast, como a maioria dos brasileiros, ele não é mais necessário.

5. Google Street View

O Google Street View é um dos recursos favoritos dos usuários do Maps, mas o aplicativo é bastante desnecessário. Isso porque o app do Maps já vem com seu próprio visualizador para imagens da rua.

Portanto, a menos que você queira consultar coleções especiais, como a cidade de Roma, que pode mostrar os monumentos históricos, por exemplo, é um aplicativo que você pode dispensar.


O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ