Às vezes ou, ao até na maioria das vezes, queremos manter fotos no celular porque saíram muito boas, e queremos mostrar aos amigos, familiares.  E para agilizar o processo, não queremos deixar só no Google Fotos.

O fato é que acumulamos muitas fotos durante o uso do smartphone no dia-a-dia e elas acabam ocupando muito espaço. Felizmente, existem existem aplicativos que permitem otimizar e compactar essas imagens. Deixamos aqui a dica com 5 deles para que você ganh bons MBs extras na memória do seu celular.

publicidade

Não haverá grande diferença de qualidade, pois a técnica é baseada, principalmente, na eliminação de metadados não utilizados pela imagem. Em muitos casos, à primeira vista, a aparência é a mesma e, para muitos de seus usos, a baixa perda de qualidade será compensada pela redução no tamanho do arquivo obtido.

JPEG Optimizer

Reprodução

publicidade

O JPEG Optimizer é um aplicativo muito simples, que cuida bem da estética da foto. É possível escolher o nível de qualidade, reduzir o ruído e escolher a resolução específica para a qual queremos transformar a foto. Ele também permite selecionar várias fotos, comprimi-las e salvar em um arquivo compactado (formato Zip).

Download do JPEG Optimizer

publicidade

-> 8 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

Photo Compress 2.0

Reprodução

publicidade

Outra aplicação muito popular é o Photo Compress 2.0, que tem uma versão gratuita sem anúncios e permite reduzir até dez imagens de uma só vez. A versão paga (R$ 2,50) não impõe limite de quantidade. Também há ferramentas básicas de edição: para cortar, compactar e compartilhar as fotos.

Download do Photo Compress 2.0

Photo Resizer

Reprodução

Este aplicativo permite que você reduza o tamanho de uma ou várias fotos sem precisar salvar manualmente todas as imagens reduzidas, pois elas são salvas automaticamente em uma pasta separada chamada “Pictures/PhotoResizer”, que pode ser acessada na Galeria de Imagens de seu aparelho. Após redimensionadas, suas imagens podem ser enviadas por e-mail ou compartilhadas nas suas redes sociais favoritas.

Download do Photo Resizer

Reduce Photo Size

Reprodução

Este aplicativo é muito simples de usar, por mais complexa que sua interface aparente. Nós escolhemos a imagem, ajustamos a porcentagem da redução, ou diretamente a resolução e aceitamos. Não tem muito mistério e é traduzido em vários idiomas, escolhidos a partir do menu do app.

Download do Reduce Photo Size

Cram – Reduce Pictures

Reprodução

O Cram é um aplicativo que promete reduzir o tamanho da foto em até 60% sem afetar a resolução e manter os mesmos níveis de qualidade. Permite comprimir até 300 fotos, embora com uma compra dentro do app (R$ 6,99) possamos eliminar esse limite. Apesar de dar muita informação nas telas, ele funciona muito bem.

Download do Cram