A Lua vai ganhar uma rede de internet móvel de quarta geração. Três empresas vão se unir para levar o 4G ao satélite natural da Terra, em um projeto que vai beneficiar futuras missões lunares financiadas por empresas privadas.

A Nokia se juntou à operadora alemã Vodafone e à montadora Audi para criar a infraestrutura necessária para levar o 4G para a Lua. A ideia é que a rede comece a funcionar até 2019, 50 anos após o homem pisar na Lua pela primeira vez.

publicidade

Segundo a Reuters, o projeto da Vodafone é de, ao lado da Nokia, criar uma rede espacial com um pedaço de hardware tão pequeno quanto um sachê de açúcar. Ele seria enviado para a Lua a partir de um foguete Falcon 9 da SpaceX que será lançado do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em 2019. A missão está sendo organizada pela empresa de exploração espacial PTScientists.

A Audi deve ser a primeira empresa a usar a rede. Os veículos de exploração lunar da montadora vão se comunicar entre si e com a Terra a partir da conexão 4G que será criada na Lua. A internet lunar também vai permitir a transmissão vídeo de alta definição da superfície da Lua para a Terra, além de criar uma infraestrutura de rede para ajudar futuras missões lunares.

publicidade

Como as redes LTE consomem menos energia do que as atuais analógicas de rádio usadas para transmissão de dados da Lua para a Terra, o projeto também pode ajudar futuras missões a economizarem energia e gastarem recursos em outras áreas.