Detalhada durante o Google I/O, a nova versão do Android recursos e novidades que prometem revolucionar o sistema operacional. Se você está ansioso pelo update e não consegue testá-lo em seu smartphone, confira dez coisas que você precisa saber sobre o Android O.

Novos Emojis

publicidade

O Google redesenhou os emojis do Android para esta nova versão do sistema operacional. Eles agora possuem visual que se assemelha a desenhos em formato “cartoon”.

Ícones inteligentes

publicidade

Além de exibirem notificações – como no iOS –, os ícones poderão ser redesenhados pelos usuários e também possibilitarão a abertura de funções específicas dos aplicativos diretamente da tela inicial do smartphone.

Menus reconfigurados

publicidade

O acesso às configurações do sistema operacional foi modificado. O menu está organizado de forma mais simples e sem abas. As opções de acesso rápido também foram reformuladas.

Texto inteligente

publicidade

O Android O será capaz de identificar endereços e números de telefone para facilitar o uso do smartphone. Ao perceber um endereço, o sistema operacional vai sugerir que ele seja mostrado no Google Maps, enquanto que um número de telefone poderá ser aberto diretamente no discador.

Mais seguro

O sistema operacional conta com uma opção que permite que ele mesmo faça uma ronda pelos aplicativos instalados procurando por arquivos maliciosos.

Senhas automáticas

Ao mesmo tempo em que vai deixar o aplicativo mais seguro contra vírus, o Google toma uma decisão arriscada ao permitir que senhas de aplicativos sejam preenchidas automaticamente pelo smartphone. O processo vai agilizar o login, mas também deixa os usuários mais desprotegidos caso seus telefones caiam em mãos erradas.

Wi-Fi ativado automaticamente

Desligar o Wi-Fi quando você está fora de casa pode ser uma boa maneira de economizar a bateria no celular. No novo sistema operacional do Google não será preciso reativá-lo ao voltar pra casa, ele faz isso sozinho baseado na sua localização GPS.

Ajuda na economia de bateria

Por falar em bateria, o Android O traz mais informações acerca do componente. Entre as novidades está a possibilidade de checar a quantidade de carga gasta por um app aberto em segundo plano.

Night Light

A nova ferramenta permite controlar tom da luz azul emitida pela tela do smartphone. Isso vai ajudar a deixar as leituras noturnas mais confortáveis.

Notificações menos irritantes

Receber a mesma notificação no telefone por várias vezes é algo irritante. Por isso, o Android O vai fazer com que essas notificações fiquem menores e ocupem menos espaço do display a cada vez que forem emitidas.