O Google forneceu, na última semana, uma série de detalhes sobre o Android O, próxima grande atualização de seu sistema operacional móvel. Apresentado em março, o Android O vai trazer novos recursos e uma série de aprimoramentos aos dispositivos que rodam o sistema. Confira 10 itens para ficar de olho:

1. Sem emojis “quebrados”

publicidade

Reprodução

Os quadradinhos que aparecem no lugar de um emoji indisponível estão com os dias contados. Um novo recurso permite aos desenvolvedores integrar uma nova biblioteca de emojis que vai preencher automaticamente o espaço, mesmo que o emoji não esteja disponível no teclado.

publicidade

2. Compartilhamento

O Android O vai conseguir identificar o que há nas fotos do usuário e sugerir aplicativos e ações específicos dependendo do conteúdo. “Se um usuário tirar uma foto de um recibo, o Android O pode sugerir um aplicativo de rastreamento de despesas, se o usuário tirar uma seflie, ele vai oferecer uma rede social”, explica o Google.

publicidade

3. Ícones

Os ícones do novo Android estarão mais limpos e será possível escolher entre uma matriz de cores e definir os ícones de acordo com o estilo dos dispositivos. Assim, em um smartphone que usa ícones redondos, aplicativos que antes apareciam quadrados serão redondos.

publicidade

4. Notificações

Será possível configurar uma notificação para que ela apareça mais tarde, mais ou menos como acontece com a função “soneca” do despertador.

5. Mais notificações

Outra novidade é a indicação de que há novas mensagens ou notificações em um aplicativo no próprio ícone, como mostra a imagem abaixo.Reprodução

6. Cores

As notificações ficarão mais características para cada aplicativo. O sistema permite aos desenvolvedores mudar a aparência das notificações, escolhendo, por exemplo, uma cor de fundo diferente. Apesar da possibilidade, é bom não esperar uma central de notificações muito colorida. O Google recomenda que os desenvolvedores usem o recurso “somente em notificações de tarefas críticas”, para chamar a atenção do usuário.

7. Mais controle

Os usuários poderão escolher quais notificações de aplicativos desejam visualizar e que tipo de alerta receber.

8. Animações

O Android O vai adicionar ainda um novo estilo de animação, baseada na física. “A animação baseada na física usa as leis da física para trazer um alto grau de realismo na animação. Na nossa vida diária, quando ocorre uma mudança, ela vem com uma transição física que é naturalmente reconhecida por nós”, explica a gigante de buscas.

9. Android TV Launcher

A Android TV vai ganhar novidades, como o redesenho do menu e a adição do Google Assistente, trazendo novas possibilidades.

10. Picture in Picture

Bastante esperado, esse recurso pode permitir que os desenvolvedores de aplicativos criem telas que funcionem com a técnica, além do YouTube.

[Mashable]