Nesta semana, a cidade de Las Vegas, nos EUA, inaugurou uma linha de ônibus experimental mantida por um pequeno veículo autônomo – ou seja, que se move sem precisar de motorista. Em seu primeiro dia nas ruas, porém, o carro já sofreu um acidente.

O município de Las Vegas explicou que o ônibus, uma minivan fabricada pela francesa Navya Arma e gerenciada pela norte-americana Keolis, levou uma batida de um caminhão – que, por sua vez, não era autônomo, mas tinha um motorista humano, reportou o canal KSNV News 3 Las Vegas.

Segundo as autoridades que registraram o incidente, o ônibus “fez o que devia fazer” e parou ao detectar a proximidade do caminhão, que estava fazendo uma entrega e vinha em marcha ré. O motorista, porém, não viu o ônibus e, de ré, bateu na parte frontal da minivan. Não havia passageiros a bordo no momento.

No fim das contas, o acidente foi encarado como “erro humano”. O ônibus teve que ser desativado pelo resto do dia, mas as empresas por trás do projeto disseram que ele vai continuar operando pelos próximos 12 meses, período acordado para o experimento.

publicidade

Como informa o Business Insider, o veículo percorre cerca de 800 metros e pode levar até oito pessoas em cada viagem. O objetivo é transportar até 250 mil passageiros durante todo o período de testes.