5 dicas para usar o WhatsApp com mais privacidade e segurança

Todo mundo gosta de bater papo pelo WhatsApp, seja com amigos, ou com familiares, que podem estar bem longe da gente. Mas a popularidade do aplicativo chama a atenção de cibercriminosos, que tentam aplicar os mais variados golpes. Isso sem contar os bisbilhoteiros que sempre querem dar uma espiada nas nossas conversas pessoais. Então, eu tô aqui para dar cinco dicas que vão te ajudar a usar o WhatsApp com mais segurança. É só vir comigo que você aprende! 

Para garantir que a sua foto de perfil não seja vista por qualquer um, o WhatsApp tem em suas opções de privacidade funções para esconder a imagem. Entre nas configurações do aplicativo e depois em "privacidade" para encontrar a opção "Foto de perfil". Lá, você pode escolher se ela será exibida para todo mundo, só para os contatos incluídos na sua agenda, ou para ninguém.

Para evitar que outras pessoas cadastrem seu WhatsApp em outro aparelho, o aplicativo conta com a verificação em duas etapas. Quando está ativada, o WhatsApp sempre solicita um código para completar a configuração da conta. Entre nas configurações, depois em “privacidade” e “verificação em duas etapas” para configurar uma senha de seis dígitos para a ativação do aplicativo.

Outra coisa que você pode fazer para impedir que outras pessoas leiam suas conversas é apagá-las do celular. O WhatsApp permite criar um backup na nuvem do seu histórico de mensagens, mas ainda mantém todos os dados armazenados no celular. Para apagar tudo de uma vez, vá até as “configurações”, depois entre em “conversas” e procure a opção “histórico de conversas”. Depois disso, é só selecionar "apagar todas as conversas" para que elas sejam removidas do seu celular. Fácil, né?

Você já deve ter recebido mensagens de números estranhos oferecendo um serviço ou fazendo propaganda. É, a velha prática do spam que incomoda tanta gente desde os tempos dos e-mails também aparece no WhatsApp. Mas o aplicativo tem um recurso para denunciar esse tipo de mensagem. Quando você receber algo de um contato desconhecido, é só tocar sobre o número da pessoa na tela de conversa e ir até a parte inferior da tela para clicar em “denunciar spam”.

E pegando carona nas mensagens de contatos desconhecidos, te dou uma dica beeeemmm importante: evite clicar em links suspeitos, principalmente os que acompanham essas mensagens de spam. Eles podem até te prometer brindes ou descontos em produtos, mas na maioria das vezes, essas promoções não existem mesmo e o único objetivo é roubar seus dados pessoais e até o seu dinheiro. Passe longe, ok?

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


Programas de TV

Como acelerar a velocidade de downloads no Google Chrome
Como melhorar o desempenho de qualquer jogo em celulares Android
Entenda por que reiniciar o celular de vez em quando faz bem ao aparelho
Roteadores Wi-Fi: como configurar para garantir a segurança da rede