A Sony anunciou três novos smartphones durante a IFA 2017 para preencher seu portfólio de dispositivos de ponta e também intermediários.

Dois deles são quase iguais, mas com tamanhos diferentes: o Xperia XZ1 e o XZ1 Compact. O outro completa a linha intermediária da empresa: é o Xperia XA1 Plus.

publicidade

Xperia XZ1

O principal dispositivo apresentado pela Sony é o novo topo de linha Xperia XZ1. Em relação ao XZ, lançado em junho no Brasil, o XZ1 ganhou mais potência e novos recursos de câmera. O design é bastante parecido com os topo de linha da Sony, mas agora as laterais são levemente arredondas, e não mais retas como nos outros dispositivos.

publicidade

A câmera traseira tem 23 megapixels, enquanto a frontal tem 13 megapixels. O dispositivo conta com a tecnologia Motion Eye, da Sony, e, com memória integrada, ganhou um recurso de captura preditiva que começa a tirar fotos assim que movimento ou um sorriso é detectado, oferecendo algumas opções de fotos para o usuário escolher qual ficou melhor.

Daniel Junqueira/Olhar Digital

publicidade

Outro recurso interessante da câmera é o 3D Creator: com uso de um algoritmo desenvolvido pela Sony, ele consegue criar modelos em três dimensões a partir de imagens capturadas pela câmera. Aponte o XZ1 para a cabeça de um amigo e veja ela sendo recriada em 3D dentro do dispositivo. O software também permite criar animações usando esses modelos.

A tela do XZ1 tem 5,2 polegadas com resolução Full HD. Por dentro, o XZ1 roda um processador Snapdragon 835 e é compatível com o recurso Remote Play, da Sony, o que significa que você pode usar o smartphone para jogar remotamente games do PlayStation 4.

publicidade

Xperia XZ1 Compact

Para quem prefere telas menores, a Sony também lançou o Xperia XZ1 Compact. A empresa promete o mesmo desempenho do XZ1, mas com uma tela de 4,6 polegadas, mais adequada para quem tem mãos menores.

Diversos recursos do irmão maior também aparecem na versão compacta, incluindo a câmera Motion Eye, o 3D Creator e a tecnologia de cancelamento de ruído digital, que reduz o ruído exterior em até 98%.

Xperia XA1 Plus

Daniel Junqueira/Olhar Digital

O Xperia XA1 Plus chega para complementar a linha XA1: ele tem tela de 5,5 polegadas HD, enquanto o XA1 tem 5 polegadas e o XA1 Ultra tem 6 polegadas. Por dentro, ele roda um processador MediaTek Helio P20 octa-core, e possui 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno e entrada para microSD de até 256 GB.

A câmera dele tem resolução de 23 megapixels com autofoco híbrido em até 0,6 segundo. A câmera frontal, de 8 megapixels, tem lente grande-angular para encaixar um grupo de pessoas em uma foto.

Por enquanto, os dispositivos ainda não têm previsão de lançamento no Brasil nem faixa de preço divulgada.