Em vez de andar até a geladeira, a Panasonic quer que o utensílio vá até você. Na IFA 2017, a empresa apresentou um conceito de geladeira móvel que responde a comandos de voz e se move até o usuário quando ele chama.

A geladeira conta com a tecnologia Lidar e sensores de profundidade para fazer uma varredura na casa para saber como navegar de um ponto a outro, de acordo com o Engadget. Assim, quando o usuário fala “geladeira, venha aqui”, ela sabe exatamente qual caminho seguir para chegar a ele, tomando cuidado para não tropeçar em nenhum objeto ou animal de estimação.

Por mais que pareça o sonho dos preguiçosos, a geladeira móvel foi pensada para que idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade não precisem fazer viagens desnecessárias até a cozinha quando quiserem pegar algo na geladeira. A Panasonic ainda planeja colocar uma placa aquecedora no topo do eletrodoméstico para que ele também consiga transportar comida quente a essas pessoas.

Por enquanto, a geladeira é apenas um conceito e é pouco provável que ela vire um produto final em breve – talvez demore algumas décadas até você poder chamar a sua geladeira quando não quiser levantar do sofá.