Lançado em 2015, o YouTube Gaming era uma resposta do serviço de vídeos do Google ao Twitch, oferecendo ferramentas para streaming de games, além de diversos vídeos com análises e detonados de jogos. Agora o Google anunciou o fim do YouTube Gaming.

Não significa que o YouTube desistiu de ser uma plataforma para vídeos de games, e sim que não existirá mais uma área especial dedicada a isso. O antigo YouTube Gaming continua vivendo dentro do YouTube convencional, e nenhum vídeo vai ser removido – o conteúdo já podia ser acessado tanto da versão normal quanto da especial para jogos.

No entanto, quem tentar entrar em youtube.com/gaming agora vai ser redirecionado para uma nova área dentro do YouTube convencional, que vai funcionar como uma espécie de canal para ser assinado. Já o aplicativo para Android e iOS vai deixar de funcionar a partir de março de 2019.

publicidade

Apesar do fim da plataforma específica para jogos, o YouTube garante que gamers são um público importante para o serviço: mais de 200 milhões de pessoas acessam diariamente o YouTube atrás de conteúdo relacionado a games.

Os recursos introduzidos inicialmente no YouTube Gaming, como novas formas de pagamento para criadores de conteúdo e até mesmo o tema escuro, acabaram sendo incorporados ao YouTube convencional com o passar do tempo – por isso o Google decidiu por unificar as plataformas.