O console da atual geração mais popular do Brasil é o PlayStation 4, mas o aparelho da Sony está longe de ser o queridinho dos brasileiros: esse posto ainda pertence ao Xbox 360, mesmo tendo sido lançado há mais de dez anos.

Dados do estudo Pesquisa Game Brasil 2018 revelaram hábitos de consumo de jogadores brasileiros e também quais são as plataformas mais populares dentro do país.

publicidade

O smartphone é o aparelho preferido do brasileiro na hora de jogar: 84% dos entrevistados dizem curtir os games no celular, bem acima de consoles (46%) e computador (45%).

Em relação aos consoles mais populares, o Xbox 360, lançado em 2005, segue como o mais usado pelos brasileiros – 32% dos entrevistados dizem ter em casa o console da Microsoft. Em seguida aparecem dois aparelhos da Sony, mas nenhum deles é da atual geração: o PlayStation 3 é o segundo colocado, com 25,6%, e o PlayStation 2 foi citado por 23,4% dos entrevistados.

publicidade

A geração atual é liderada pelo PlayStation 4, que tem uma vantagem considerável em relação ao concorrente Xbox One. O console da Sony foi citado por 22,2% dos entrevistados, enquanto o Xbox One apareceu em 14,6% das respostas.

Em relação às versões mais parrudas das plataformas, a Microsoft tem ligeira vantagem: o Xbox One X, lançado no fim do ano passado, foi citado por 4,8% dos entrevistados, e o PlayStation 4 Pro por 4,3%.

publicidade

O estudo só avaliou consoles lançados no Brasil, o que exclui o Nintendo Switch. No mercado desde março do ano passado, o aparelho híbrido da fabricante japonesa já foi homologado pela Anatel, mas ainda não está à venda de maneira oficial no Brasil – apenas através de importadores.