Quando o Xbox Game Pass foi anunciado, não houve como não ficar empolgado. Com um preço digno de R$ 30 por mês para acesso a um catálogo grande (e crescente!) de jogos, o serviço é um bom negócio especialmente para quem acabou de adquirir o console. No entanto, foi descoberto um problema muito chato no serviço que fez com que pessoas que compraram de fato os jogos tivessem suas licenças anuladas, perdendo acesso a eles.

Vamos supor que você comprou “Halo 5” em disco antes de assinar o Game Pass; o jogo faz parte do catálogo do serviço, disponível “gratuitamente” para seus assinantes. Nada muda para você, certo? Agora você cancela sua inscrição do Game Pass; você deveria continuar sendo capaz de acessar o “Halo 5” pelo qual você pagou e acrescentou à sua conta para sempre. Mas não é isso que tem acontecido.

O site Motherboard identificou uma série de usuários no Reddit fazendo a mesma reclamação, de que se tornaram incapazes de jogar os games que eles compraram após cancelar a assinatura do Game Pass. O usuário RodCCL tentou de tudo para conseguir rodar sua cópia em disco de “Halo 5” até tentar instalar o jogo de novo duas vezes, religar o console, refazer o download o seu perfil, mas nada adiantou, porque o problema não estava em seu console nem no disco, e sim na Xbox Live. O usuário TheOnlyTruthfulGamer também catalogou uma série de casos similares de licenças desaparecendo graças ao Game Pass.

Em comunicado ao Motherboard, a Microsoft diz já estar ciente do problema e tentando resolvê-lo. “Estamos comprometidos a garantir aos usuários que eles tenham acesso aos jogos que eles compraram. Estamos cientes e trabalhando para validar e resolver”, diz a empresa.