Após sete anos de guerra civil, a Síria tem atualmente mais de 9 milhões de crianças psob risco de perder todo tipo de ajuda emergencial por causa de falta de recursos. Para ajudá-las, a Unicef (Fundo das Crianças da ONU) lançou um programa chamado Game Chaingers, que pretende usar as novas tecnologias de criptomoedas e blockchain para uma boa causa.

O objetivo da empresa é que gamers do mundo todo possam usar suas placas de vídeo para minerar ether (a criptomoeda da rede Ethereum) para a conta da Unicef. O público-alvo da instituição é justamente os gamers, porque os PCs usados para rodar jogos costumam ter placas de vídeo potentes, que também podem ser usadas para minerar criptomoedas. O vídeo abaixo mostra a campanha:

Não é só no hardware dos gamers e e-atletas que a Unicef está interessada. De acordo com a instituição, os gamers também são uma comunidade engajada e ativista, e a expectativa é que eles contribuam para a causa e ajudem a espalhar a mensagem para outras pessoas – afinal, a mineração pode ocorrer em qualquer momento que o usuário não estiver usando o computador.

publicidade

Como ajudar

Para minerar criptomoedas para ajudar as crianças sírias, basta acessar o site do programa e fazer o download de um software chamado “Claymore”. O software se configura automaticamente e permite usar a máquina para minerar ether diretamente para a carteira da Unicef. É possível ativar ou desativar a mineração de maneira rápida e simples, clicando em apenas um botão.

Como o The Next Web aponta, pessoas que não tiverem o equipamento necessário para minerar ether podem também contribuir por meio de doações diretas em criptomoedas. No site do programa, é possível encontrar o endereço da carteira de ethereum da Unicef e usar qualquer app de carteira virtual para transferir os fundos. 

Será possível emprestar sua máquina para a Unicef até o dia 31 de março, quando o programa se encerra. O software da instituição não tem custo nenhum para o usuário; portanto, quem tem um PC com placa de vídeo em casa pode ajudar as crianças sírias sem ter nenhum gasto adicional – exceto, posivelmente, um aumento na conta de luz.