A Ubisoft divulgou, em comunicado oficial, hoje (17), que vai doar 500 mil € (cerca de R$ 2,2 milhões) para a reconstrução da Catedral de Notre-Drame, em Paris. Um incêndio atingiu o monumento histórico na segunda-feira (15) e causou grandes danos à construção: telhado e armação foram destruídos, assim como parte da abóbada e a “flecha” (a torre de madeira mais alta) caíram. Bombeiros levaram nove horas para combater o fogo. A estrutura de arquitetura gótica, entretanto, felizmente permanece intacta.

No comunicado, a Ubisoft explica que, quando criou “Assassin’s Creed Unity”, “desenvolveu uma conexão ainda maior com a cidade e seus pontos históricos — um dos elementos mais notáveis do game é a recriação da Notre-Dame”. Por isso, a produtora oferece o game de graça para PC até as 4 horas da manhã (hora local) de 25 de abril em homenagem ao monumento. Segundo ela, a proposta é que “todos tenham a chance de experimentar a majestade e a beleza da catedral da maneira como sabemos fazer”. O jogo está disponível na Uplay e na loja da Ubisoft.

A Catedral de Notre-Drame levou 180 anos para ser construída (de 1163 a 1345) e completará 857 anos em dezembro. A construção resistiu a destruições e momentos históricos, como a Revolução Francesa. Estima-se que 12 milhões de pessoas visitam o local anualmente.