Neste domingo, 26, um tiroteio em massa num campeonato de eSports nos Estados Unidos deixou 11 feridos e duas pessoas mortas na cidade de Jacksonville, na Flórida. Segundo o xerife local, o único suspeito do crime é um gamer de 24 anos, que cometeu suicídio após efetuar os disparos.

Seu nome era David Katz e ele era participante de torneios nacionais e internacionais do game de futebol americano “Madden NFL”, da Electronic Arts. Ele era de Baltimore, no estado de Maryland, e, segundo o Business Insider, suspeita-se que ele teria começado a atirar após perder uma partida. Um dos participantes confirmou ao jornal LA Times que o suspeito havia sido desclassificado do campeonato no mesmo dia.

publicidade

A polícia local, no entanto, não confirmou a motivação dos disparos. Na internet, Katz se identificava como “Bread” ou “RavensChamp”. Sua conta oficial no Twitch foi apagada após o tiroteio de domingo. O campeonato de “Madden NFL 19” era organizado no GLHF Game Bar, localizado no mercado de festivais Jacksonville Landing, no centro comercial da cidade.

O torneio estava sendo transmitido pelas redes sociais e pelo Twitch quando os tiros começaram. O vídeo foi removido pela conta oficial da EA, mas no tweet abaixo é possível ouvir o início dos disparos. Drini Gjoka, um dos participantes da competição e que aparece no vídeo abaixo, disse no Twitter que levou um tiro em um dos dedos da mão.

publicidade

Segundo a CNBC, Katz já foi vencedor de uma edição anterior do torneio de “Madden NFL”, em fevereiro de 2017. Numa partida daquela edição do campeonato, sua personalidade foi descrita por um dos narradores da seguinte forma: “Você não vai ver muita emoção nele. David Katz prefere manter as coisas para si mesmo. É um homem de negócios, não está aqui pela experiência, não está aqui para fazer amigos”.

Em nota, a EA Sports, organizadora do campeonato, lamentou o episódio. “A trágica situação que ocorreu no domingo, em Jacksonville, foi um ato sem sentido de violência que condenamos fortemente. Nossos sinceros sentimentos para as famílias das vítimas cujas vidas foram tiradas hoje e aqueles que foram feridos. […] Nosso foco agora está naqueles afetados e no apoio às autoridades, conforme elas continuam a investigação deste crime.”