Tecnologia a serviço dos militares

Forças armadas americanas usam Wii e iPhone para controlar robôs

robo

David Bruemmer e Douglas Few, do Laboratório de Idaho do Departamento Norte Americano de Energia, modificaram um robô Packbot, da empresa iRobot, para reconhecer os comandos do Remote, o controle sem fio do Nintendo Wii - e o próximo passo é adaptar o iPhone. Os robôs da linha Packbot podem assumir até seis configurações diferentes, para se adaptarem a necessidades como identificar e desarmar explosivos ou simplesmente atravessar um terreno, gravando as imagens em vídeo.

Contudo, o controle dos robôs é complicado. Em entrevista ao site "NewScientist", David Bruemmer diz que as pesquisas mostram que 90% do raciocínio do soldado é dedicado ao controle do robô - prejudicando a interpretação dos dados enviados pelo autômato.

O controle do Wii, que funciona sem fio e reconhece força, direção e sentidos aplicados pelo usuário, foi adaptado pelos pesquisadores com sucesso para simplificar o comando. Em vez de utilizar as duas mãos no manuseio de um controle complicado, portanto, o soldado apenas movimentaria o "bastão" do Wii para guiar o robô.

O iPhone poderá ser usado para monitorar a ação de robôs militares controlados pelo Remote, do Nintendo Wii. O próximo passo, segundo os engenheiros, é adaptar o iPhone para receber os vídeos enviados pelos robôs.

 

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ