Responsável por franquias como Final Fantasy e Kingdom Hearts, a Square Enix oficializou nesta quinta-feira uma parceria com a chinesa Tencent. A ideia da companhia japonesa é formar uma “aliança estratégica” com a gigante, que hoje está envolvida com títulos do porte de League of Legends, Fortnite e PlayerUnknown’s Battlegrounds.

As duas empresas não deram detalhes sobre que tipos de jogos pretendem lançar. Ainda assim, um comunicado divulgado pela Square Enix já adiantou que ambas devem desenvolver novos títulos AAA baseados em franquias novas ou já existentes. Fora isso, o texto fala em diversificação das ofertas de conteúdo e expansão para uma base maior de consumidores.

publicidade

A Tencent tem se especializado em jogos multiplayer, mas não lida exatamente com o desenvolvimento deles. A empresa começou no ramo em 2016, comprando a Supercell, estúdio do popular Clash of Clans. Hoje, é dona da Riot Games (League of Legends) e de 40% da Epic Games (Fortnite). Além disso, ajudou a lançar PUBG na China, um dos maiores e mais complicados mercados para jogos no mundo.

Como lembrou o Engadget, a Square Enix já até chegou a trabalhar com a Tencent para lançar um RPG para smartphones chamado “Sangokushi Ranbu” na China, ainda em 2014. A empresa japonesa também contou com outras chinesas, como a Qihoo 360 e a Perfect World, para promover seus títulos no país, mas acabou escolhendo uma para firmar a tal parceria estratégica.

publicidade

De lá para cá, o estúdio se aprimorou no desenvolvimento de jogos mobile, disponibilizando adaptações de títulos da série Final Fantasy, como o VII e o Tactics, e também criando novos games dessa e de outras franquias. As empresas prometeram mais detalhes sobre a parceria para os próximos meses.