Quem tem um PlayStation 4 pode finalmente mudar o nome de identificação da PlayStation Network (PSN). O recurso, um dos mais pedidos por fãs da marca, começa a funcionar hoje (10), mas não é tão simples de se usar e pode causar problemas.

A primeira mudança de nome é gratuita, mas, depois disso, quem desejar alterá-lo novamente terá de pagar US$ 9,99 por cada modificação. Os assinantes do PlayStation Plus, por sua vez, pagam menos: são US$ 4,99 para ajustes repetidos de nome.

publicidade

A Sony informa em seu FAQ que os nomes de usuário antigos ainda pertencerão ao jogador e que, se ele optar por reverter para uma opção anterior, pode fazê-lo de graça. Para suavizar o processo de ajuste, há uma opção para exibir o nome antigo ao lado do novo por 30 dias.

O recurso de alteração de ID online da PSN está disponível para jogos “originalmente publicados em ou após 1º de abril de 2018”. Isso porque foi a partir dessa data que os desenvolvedores passaram a usar ferramentas que permitem que o nome de um usuário seja mudado no sistema. Entretanto, a empresa adverte que não pode garantir que todos os jogos “suportem totalmente o recurso”.

publicidade

 

A Sony também lista alguns problemas que usuários podem enfrentar após mudar o nome: a identificação antiga pode aparecer visível em alguns lugares; é possível que progesso em jogos, incluindo dados gravados, de placar e troféus sejam perdidos; parte de jogos e apps podem não funcionar corretamente; e é possível que conteúdo extra como DLCs e moedas virtuais adquiridos para alguns games parem de funcionar.

publicidade

É possível mudar de nome pelo próprio PlayStation e pela web – não dá para utilizar o recurso caso você esteja no PlayStation 3 ou no PS Vita.

PlayStation 4

publicidade
  • vá para “Configurações“;
  • selecione “Gerenciamento de conta” > “Informação de conta” > “Perfil” > “ID Online“;
  • insira o novo nome ou escolha um dos apresentados;
  • siga as instruções na tela para completar a mudança.

Navegador

  • entre na conta PSN e escolha “Perfil da PSN” no menu;
  • selecione o botão “Editar“, ao lado do nome;
  • insira o novo nome ou escolha um dos apresentados;
  • siga as instruções na tela para completar a mudança.

Via: PlayStation.Blog