Um dos maiores estúdios de games do mundo está pressionando a Sony para liberar partidas online entre PS4 e outros consoles. A Bethesda ameaça deixar a plataforma mais vendida da atualidade sem “The Elder Scrolls: Legends” caso a fabricante japonesa não reveja a restrição ao cross-play.

Em uma entrevista à revista Game Informer, o vice-presidente da Bethesda Pete Hine disse que todas as versões de “The Elder Scrolls: Legends” precisam conversar entre si – ou seja, quem joga no iOS precisa poder disputar partidas contra quem está no PC ou no Android. E isso deve valer também para futuras versões do game para console.

publicidade

Durante a E3 2018, a Bethesda anunciou que o jogo de cartas que se passa no mundo da série Elder Scrolls vai ser lançado também para PS4, Xbox One e Switch, mas aparentemente o console da Sony pode ficar sem o game.

“Não podemos ter um jogo que funciona de um jeito em todos os lugares exceto em um”, disse Hines, que garantiu que esses termos não são negociáveis. Apesar de não ter citado diretamente o nome da Sony, parece claro que ele se referia à fabricante do PlayStation 4, que impede, por exemplo, que jogadores de “Fortnite” disputem partidas contra quem está no Xbox One ou Switch.

publicidade

O caso de “Elder Scrolls Legends” não é o primeiro que a restrição ao cross-play da Sony afeta um jogo da Bethesda: em uma entrevista ao site alemão GameStar, o produtor Todd Howard disse que pretendia permitir partidas entre o console da Sony e o da Microsoft em “Fallout 76”, mas acabou desistindo da ideia. “A Sony não ajudou tanto quanto queríamos”, disse.

Em um primeiro momento, ficar sem uma versão de um jogo de cartas pode não parecer grande coisa, mas no futuro a Sony pode deixar de receber outros jogos populares devido à sua política restritiva em relação às partidas entre diferentes consoles.