“Fortnite Battle Royale” é um dos games mais jogados do momento. Com um estilo bastante parecido com “PlayerUnknown’s Battlegrounds”, o jogo tem versões para PC, PS4 e Xbox One, e também está a caminho dos smartphones. O game terá suporte cross-play – o que significa que quem está em uma plataforma pode jogar contra quem está em outra. Mas a Sony não quer deixar as coisas fáceis para quem tem Xbox One e criou uma limitação nesse recurso.

Quando a versão de “Fortnite Battle Royale” para iOS e Android foi anunciada (o game está sendo liberado aos poucos no iOS e chega nos próximos meses ao Android), a Epic Games disse que jogadores dos dispositivos móveis e PC poderiam disputar partidas também com quem joga no PS4. Dias depois, a empresa também disse que gamers de PC e celulares poderiam jogar contra usuários do Xbox One. Mas quem tem Xbox One não pode jogar contra quem tem PS4.

publicidade

Ao Kotaku, a Microsoft disse que a culpa é da Sony. “A Microsoft há tempos é uma voz de liderança no encorajamento da adoção de recursos cross-platform e no potencial de conectar jogadores em PC, mobile e consoles,” disse um representante da empresa. “Trabalhamos em conjunto com a Nintendo para permitir jogo cross-network entre Xbox One e Switch e a nossa oferta para fazer o mesmo com jogadores de PlayStation ainda está aberta.” Em resumo, falta a Sony fazer a sua parte para isso funcionar – a Microsoft está disposta a colaborar.

publicidade

A Epic Games e a Sony não responderam pedidos de comentários sobre a declaração da Microsoft ao Kotaku.

Não é a primeira vez que a Sony supostamente impede que jogadores dos consoles PlayStation disputem partidas contra quem está em um Xbox One. Em 2016, o mesmo aconteceu com “Rocket League” – é possível jogar no PS4 contra PC e no PC contra Xbox One, mas não no PS4 contra Xbox One. O jogo depois foi lançado para o Switch e também sem opção de jogo contra PS4, apesar de ser possível disputar partidas contra quem está no Xbox One. “Minecraft” também permite o mesmo entre mobile, PC, Xbox One e Switch, mas não no PS4.

publicidade