O serviço de streaming de games Rainway, que permite transmitir jogos do PC para outros dispositivos. descobriu quase por acidente um adware que infectava mais de 78 mil jogadores de Fortnite. O problema foi detectado pela equipe por trás da plataforma no final de junho, depois que um rastreador, implementado por eles mesmos para reportar automaticamente erros no serviço, recebeu mais de 380 mil alertas de problemas.

Os avisos vinham de usuários distintos, que usavam sistemas atualizados e não tinham quase nada em comum além do game jogado: Fornite. Mas uma investigação mais a fundo, feita pelos próprios desenvolvedores do serviço, descobriu que eles também haviam tentado instalar um “hack”, que prometia mira automática e dinheiro virtual no jogo.

A ferramenta, porém, era maliciosa. Segundo Andrew Sampson, CEO do serviço, o programa redirecionava todo o tráfego de internet para si mesmo, o que fez com que ele fosse detectado pelo rastreador do Rainway. O software fazia isso para poder alterar as solicitações na web e incluir, nas páginas, tags da Adtelligent, o que gerava receita para os cibercriminosos.

A Rainway primeiro reportou o software ao site que hospedava o download, que o tirou do ar quase imediatamente. A denúncia, no entanto, foi feita depois que o programa já havia sido baixado pelo menos 78 mil vezes. As plataformas Adtelligent e SpringServe, que transmitia os anúncios usados pelos criminosos, também foram alertadas, assim como os donos dos computadores de onde vieram os erros detectados pelo rastreador.

publicidade

“Embora seja óbvio, eu acho que vocês não deveriam baixar esses programas aleatórios”, escreveu Sampson. “Uma ótima dica de segurança diz que, se algo é bom demais para ser verdade, ela provavelmente vai fazer você ter que formatar seu PC.”