Em novembro de 1994, “Final Fantasy III” chegava às lojas dos Estados Unidos. Lançado na época para o Super Nintendo, o jogo fazia parte de uma era completamente diferente da história dos games: dominando o mercado ao lado da Sega, a Nintendo era ainda a principal parceira da Square, desenvolvedora da tradicional série de RPGs.

O que o público ocidental chamou de “Final Fantasy III” no Super Nintendo era, na verdade, o sexto episódio da série – no Japão, era “Final Fantasy VI”. Ele também era, até agora, o último jogo da série principal a sair para um console Nintendo.

publicidade

Nos anos seguintes, a relação entre Nintendo e Square foi abalada e a desenvolvedora passou a ser uma das principais parceiras da Sony. “Final Fantasy VII”, lançado em 1997, é visto até hoje como um dos principais responsáveis pelo sucesso do PlayStation, fracasso do Nintendo 64, e da consolidação da Sony no mercado de consoles. Ele é também um dos mais aclamados jogos não apenas da franquia, como também da história dos games.

Depois de mais de 20 anos, “Final Fantasy VII” enfim será lançado para um console da Nintendo. E, junto dele, outros três jogos da série principal: “Final Fantasy IX”, “Final Fantaxy X/X-2 HD Remaster” e “Final Fantasy XII: The Zodiac Age”. A Square-Enix promete eles para 2019, mas ainda não deu data específica e nem preço.

publicidade

A fabricante japonesa aproveitou o Nintendo Direct realizado na quinta-feira, 13, para anunciar o retorno de “Final Fantasy” para os seus consoles. Embora remakes e spin-offs da série tenham sido lançados depois que Nintendo e Square-Enix (uma fusão da antiga Squaresoft com a também japonesa Enix) voltaram a ser parceiras, o episódio principal mais recente disponível para fãs da Nintendo ainda era aquele lançado em 1994 para o Super Nintendo.

Além dos já citados, outros quatro jogos da franquia também estão a caminho do Switch: “Final Fantasy XV Pocket Edition”, que já tinha sido anunciado, chega nos próximos dias ao console. “World of Final Fantasy Maxima” será lançado no dia 6 de novembro, e “Chocobo’s Mystery Dungeon Every Buddy” sai até o fim do ano. Em 2019 será a vez de “Final Fantasy Crystal Chronicles Remastered Edition”, remasterização do game que marcou o retorno da franquia à Nintendo ao ser lançado em 2003 para o GameCube.

publicidade

Dos jogos citados, todos vão chegar também ao Xbox – exceto “Crystal Chronicles” e “Chocobo’s Mistery Dungeon”. Apesar dos clássicos da franquia estrearem no console da Microsoft, a série “Final Fantasy” já estava presente no Xbox, com a trilogia “Final Fantasy XIII”, e no Xbox One, com “Final Fantasy XV”.