A maior parte dos jogadores de games eletrônicos no Brasil são mulheres e elas preferem usar o celular para aproveitar suas aventuras preferidas. É o que mostra a Pesquisa Game Brasil 2019, que traça o perfil do gamer brasileiro. De acordo com dados do relatório anual, 53% do público gamer no país é feminino e 83% utiliza o smartphone para jogar.

Os dados revelam como os celulares modernos são hoje usados para funções que exigem infraestrutura de rede mais complexa do que a usada para ler e-mails ou trocar mensagens, por exemplo. Graças ao avanço da tecnologia e das conexões de internet, jogos avançados, como os de PlayStation, Xbox One e PCs, já têm versões móveis — para os smartphones mais potentes, claro!

Reprodução

O principal motivo para que os jogadores prefiram a plataforma móvel é, segundo a pesquisa, a praticidade e a portabilidade dos dispositivos. Em segundo lugar na preferência dos gamers estão os consoles (48,5%), os notebooks (42,6%), os computadores (42,4%) e, na última posição, os tablets (19,6%).

publicidade

Reprodução

A pesquisa foi conduzida pela internet e entrevistou 3.251 pessoas entre 5 e 8 de fevereiro deste ano. A análise concluiu que 66% da população brasileira tem o hábito de jogar games eletrônicos. “Gamer”, para o relatório, são “todos aqueles que afirmaram ter o hábito de jogar jogos digitais, independentemente do estilo de jogo, da frequência, da duração das partidas e do conhecimento sobre jogos”.

Quanto à frequência em que jogam, os homens ganham: entre os títulos “hardcore”, mais complexos e que exigem mais tempo nas partidas, 41,1% dos jogadores entrevistados são homens contra 25,4% de mulheres. Elas, segundo a pesquisa, jogam mais games “casuais”, mais simples e rápidos. Em relação à faixa etária, a maior parte do público jogador no país tem entre 25 e 34 anos (37,7%), seguida pelos gamers de 35 a 54 anos (34,7%). Jovens com idade entre 16 e 24 anos são 19,9% do grupo.

Reprodução

O sistema operacional mais utilizado é o Android, com 79% dos usuários, enquanto o iOS é usado em 16,4% das vezes e o Windows, em 2,2%. Quando se trata das marcas dos smartphones dos gamers, a Samsung fica em primeiro lugar no gosto dos jogadores, com 45,8%, a Motorola é a segunda empresa mais citada pelos entrevistados (29,3%) e, depois, vêm a Apple (18,1%), a LG (13,7%), a Asus (5,9%) e a Lenovo (5,6%).