A Gamescom é um momento especial do ano para o público gamer. Não tanto pelos jogos apresentados (as maiores novidades ficam para a E3), mas especialmente pelos acessórios e equipamentos novos para jogos que são apresentados nesta época. Agora foi a vez da Samsung revelar novos monitores voltados para quem costuma jogar no PC.

São dois aparelhos que compõem a família CJG5 em tamanhos diferentes: 27 (C27JG5) ou 32 polegadas (C32JG5), o que é bastante grande quando falamos em monitores para computador. Ambos são curvos, seguindo uma aposta da Samsung que não tem dado muito resultado no setor de televisores, mas costuma agradar usuários de PC, com uma curvatura de 1800R.

publicidade

Tirando a curvatura da tela, o monitor da Samsung apresenta características típicas e importantes para monitores para jogos. Primeiro, o suporte a uma taxa de atualização de até 144 Hz; segundo, o tempo de resposta razoavelmente baixo de 4 milissegundos, o que tende a impactar pouco o tempo de reação do jogador.

Em relação a resolução do painel, que fica em 2560×1440, com uma densidade de aproximadamente 109 pixels por polegada no aparelho de 27 polegadas e 92 pixels por polegada no modelo de 32 polegadas. Os monitores também seguem uma proporção de tela convencional de 16:9, sem nenhuma das maluquices reveladas pela Samsung recentemente, como o CHG90, que é “super-ultra-wide”, com uma proporção 32:9, que é basicamente dois monitores colados lado a lado sem uma divisão no meio.

publicidade

Outros recursos importantes são o contraste na casa de 3.000:1 e brilho de 300 cd/m². O que seria importante, mas não está incluso no pacote, são tecnologias como o G-Sync da Nvidia e a FreeSync da AMD, que estão reservados para modelos mais caros.

Na Europa, onde é realizada a Gamescom, o preço anunciado para os monitores é de 310 libras (aproximadamente R$ 1.550) para a versão de 27 polegadas e 360 libras (cerca de R$ 1.800) pela versão de 32 polegadas. Ainda não há previsão de quando os produtos chegarão ao Brasil ou quanto custarão por aqui.