A semana mais importante do calendário da indústria dos videogames: não é exagero falar isso deste período do ano no qual acontece a Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3. Com o fim deste período, temos mais informações sobre o que deve mexer com o mercado num futuro próximo.

Mas quais foram os principais destaques do evento? O que mais chamou a atenção durante as apresentações? Confira a seguir:

publicidade

Google Stadia

O Stadia é uma plataforma nova de games de um competidor novo: o Google. Isso chama a atenção por si só, ainda que a empresa tenha falhado em apresentar alguma grande novidade em termos de jogos que façam o Stadia valer a pena.

O que se sabe até o momento sobre o Stadia são os 31 jogos confirmados para o lançamento e o modelo de negócios da plataforma, que não será um sistema de jogos por assinatura no estilo Netflix. A princípio, jogadores terão que comprar os games para o Stadia.

publicidade

O que também está confirmado é que haverá um plano gratuito para o Stadia, que permitirá acesso aos jogos comprados em 1080p e 60 quadros por segundo, e um plano de US$ 10 mensais, que dará acesso a alguns jogos grátis e jogos em resolução 4K.

publicidade

Xbox “Scarlett”

O novo Xbox também foi um dos destaques da E3, definindo alguns rumos para a próxima geração sem necessariamente definir tudo o que podemos esperar do console. Sabemos, no máximo algumas especificações.

publicidade

O que está confirmado até o momento é o uso de uma CPU personalizada que será baseada na arquitetura Zen 2 da AMD, com memória RAM GDDR6 e SSD para armazenamento que promete também fazer as vezes de memória RAM virtual. Isso permitirá a execução de jogos em 8K, alcançando taxas de quadros de até 120 frames por segundo. Ele também terá suporte ao Ray Tracing confirmado no PS5. A promessa é de reduzir drasticamente os tempos de carregamento dos jogos, oferecendo mais realismo gráfico.

Também é esperado que o novo “Halo Infinite” seja o primeiro jogo confirmado para o Scarlett, já que o console tem data de lançamento prevista para o final de 2020, a mesma época de lançamento do game. Ainda não se sabe de outros títulos para o console.

Cyberpunk 2077

O trailer que mais “explodiu cabeças” durante a E3 foi indiscutivelmente o de “Cyberpunk 2077”. O game já era bastante aguardado, mas pegou todo mundo de surpresa com a revelação de Keanu Reeves (sim, o ator de “Matrix” e tantos papéis) interpretaria um personagem no game, com direito a presença no palco da Microsoft. O jogo teve sua data de lançamento marcada para abril de 2020.

Zelda: Breath of the Wild 2

A Nintendo abriu mão de ter uma presença convencional na E3 há alguns anos, mas a empresa continua guardando grandes anúncios para esta época do ano. Neste ano, o anúncio que mais mexeu com a cabeça dos fãs foi o sucessor do primeiro “Zelda: Breath of the Wild”, aclamadíssimo jogo para o Nintendo Switch.

Foi apenas um teaser para mostrar ao público que o jogo está em desenvolvimento, mas foi o suficiente para deixar os fãs ouriçados.

Elden Ring

George R.R. Martin, autor da série de livros que deu origem ao seriado “Game of Thrones”, agora está envolvido com videogames. E ele chega a esse mundo em boa companhia: Hidetaka Miyazaki, diretor responsável pela aclamada franquia “Dark Souls”.

O resultado é “Elden Ring”, um novo jogo de fantasia de inspiração medieval cujo trailer mostra claras inspirações em “Dark Souls”. Não se sabe muito sobre a jogabilidade até o momento, no entanto.

Dragonball Z: Kakarot

Quem disse que Dragon Ball só pode dar origem a jogos de luta? Há muitos anos o público não é presenteado com um jogo de RPG inspirado no anime, e agora as novas gerações terão a oportunidade de reviver a primeira saga da série, incluindo o combate aos Saiyajins e a história de Freeza no planeta Namekusei. O trailer parece promissor:

Final Fantasy 7 Remake

O remake daquele que é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos já era conhecido desde 2015, mas desde então não se falou mais sobre o projeto. Só nesta semana foram revelados mais detalhes sobre o game que já foi confirmado para a nova geração de consoles, o que significa que ele será jogável no PS5.

Star Wars Jedi: Fallen Order 

Desde o renascimento de “Star Wars” após a aquisição da marca pela Disney, a franquia ganhou alguns jogos, mas não havia até então uma experiência single-player voltada para contar uma história do universo da saga. “Star Wars Jedi: Fallen Order” é essa tentativa de trazer a franquia para um novo tipo de jogabilidade não visto desde a renovação, com mecânicas de movimentação rápida e usando a Força para um combate intrigante.