O Xbox One X, lançado no fim de 2017, é o console mais potente já feito pela Microsoft. Mas ele não será o último: a empresa já está traçando os planos para futuras versões do console.

De acordo com o site Thurrott, conhecido por divulgar informações de bastidores da Microsoft, a empresa ainda deve demorar alguns anos até lançar o próximo console. A Microsoft se considera satisfeita com a potência do Xbox One X, especialmente quando comparado a concorrentes como o PlayStation 4 Pro. Ainda assim, a empresa já estuda recursos e funcionalidades que vão ser implementadas no próximo console.

O próximo Xbox deve ser lançado dentro de três anos, e a retrocompatibilidade com jogos lançados em versões antigas do console vai continuar sendo explorada pela Microsoft. Atualmente, o Xbox One consegue rodar alguns games do primeiro Xbox e do Xbox 360. O próximo hardware da empresa vai manter essa compatibilidade, além de também rodar os jogos do One.

Recentemente, a empresa divulgou uma vaga de emprego para um especialista em memórias RAM GDDR6, o que indica que essas memórias estão sendo estudadas para o próximo console.

publicidade

Outra aposta deve ser o streaming de games. A Microsoft criou uma divisão focada em jogos na nuvem no mês passado, e ela deve preparar uma plataforma compatível com o próximo Xbox. A ideia não é substituir jogos em disco ou cópias digitais armazenadas no disco rígido do console, e sim oferecer streaming de games junto com as formas convencionais de executar jogos da atualidade.

Xbox One e PlayStation 4 foram lançados em 2013 e completam cinco anos no mercado no fim de 2018. Historicamente, a vida útil de consoles é de cerca de cinco anos, mas pelo jeito a geração atual ainda não está próxima do fim, e só dentro de alguns anos começaremos a ver os sucessores das plataformas do momento.