A Organização Mundial da Saúde (OMS) pode estar prestes a inserir “vício em jogos eletrônicos” na sua lista oficial de distúrbios psiquiátricos, como informou o jornal O Estado de S. Paulo.

A proposta estaria em discussão nos comitês que cuidam da revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID), espécie de enciclopédia oficial que serve de referência a médicos e hospitais de todo o mundo sobre o que é uma doença, quais são os sintomas e como tratá-los.

Caso seja aprovado, o vício em games pode entrar na próxima edição do documento, prevista para ser publicada somente no ano que vem. Se ganhar status de doença, esse tipo de comportamento deve cair na mesma categoria que a de dependência em jogos de azar.

Não está claro ainda quais sintomas seriam identificados como os de “vício em games”, mas, segundo estudos apresentados nesta semana num congresso mundial sobre pesquisas com o cérebro humano, de 1% a 5% dos jogadores de videogame do mundo podem desenvolver algum tipo de dependência.