A E3 é a mais importante feira de games do mundo. O evento, que ocorre anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, começa no próximo dia 12, mas já a partir de sábado, 9, empresas vão adiantar quais novidades vão ser demonstradas para o público.

Donos de PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC vão ficar sabendo nos próximos dias quais devem ser os principais lançamentos de games em 2018, além de algumas informações sobre o que esperar para as plataformas de 2019 em diante.

Confira abaixo quais são as principais conferências da E3 2018, e quando elas vão acontecer:

EA

publicidade

Reprodução

Dia 09/06, a partir das 15h (horário de Brasília)

A EA vai dar o pontapé inicial na E3 deste ano, e já garantiu que vai falar de futebol: “FIFA 19” é uma das atrações da conferência da empresa, assim como outros jogos da linha de esportes da EA.

Outros games confirmados incluem “Battlefield V”, novo episódio da tradicional série de jogos de guerra, e também “Anthem”, aguardado jogo de tiro cooperativo dos criadores das franquias “Mass Effect” e “Dragon Age”.

A empresa também deve dedicar espaço a algumas produções independentes, assim como fez nos últimos anos com “Unravel” e “A Way Out”, além de games para o público casual, como “The Sims” e talvez até mesmo games para celulares e tablets.

Microsoft

Reprodução

Dia 10/06, a partir das 17h (horário de Brasília)

O Xbox One X, o “console mais potente do mundo”, já está nas lojas desde o fim do ano passado, então a expectativa é que agora a Microsoft apresente mais games que aproveitem de todo o poder computacional da máquina.

Um dos games aguardados para a conferência da Microsoft é “Crackdown 3”, recentemente adiado para o começo de 2019. Além dele, a empresa também pode anunciar novos títulos das suas franquias mais tradicionais da atualidade: um novo jogo de corrida da série “Forza”, e sequências para os jogos de tiro “Gears of War” e “Halo”.

Com uma estratégia de privilegiar jogos que recebem conteúdo novo com o passar do tempo, a Microsoft também deve anunciar atualização para alguns dos games recentes, como “Sea of Thieves” e “State of Decay 2”.

Por fim, a empresa deve dedicar um espaço para produções independentes, assim como fez no ano passado, com jogos como “Ori and the Will of Wisps” e “The Last Night”.

Bethesda

Reprodução

Dia 10/06, a partir das 22h30 (horário de Brasília)

Pelo terceiro ano seguido, a Bethesda vai ter uma conferência própria na E3. A produtora das séries “The Elder Scrolls” e “Doom” já confirmou alguns dos títulos que devem ser mostrados, mas é possível que mais coisa apareça durante o evento.

“Fallout 76”, que, segundo rumores, vai ter um modo multiplayer online, e “Rage 2”, já foram formalmente anunciados, mas apenas durante a E3 a empresa deve dar detalhes desses games.

Outros anúncios são esperados. O jogo de cartas “The Elder Scrolls: Legends”, pode ganhar uma expansão, assim como “The Elder Scrolls Online”. “Quake Champions” também deve ganhar novo conteúdo a partir da E3.

A empresa ainda pode surpreender a todos com o anúncio de uma nova franquia. Há algum tempo a Bethesda diz que trabalha em um jogo “maior do que tudo” o que o estúdio já lançou, e o anúncio oficial do game pode acontecer durante a E3.

Square-Enix

Dia 11/06, a partir das 14h (horário de Brasília)

A publicadora japonesa Square Enix vem para mais uma E3 tanto com sua tradicional linha de RPGs japoneses como também com alguns jogos mais voltados para o público ocidental.

“Shadow of the Tomb Raider”, que já tem lançamento marcado para setembro, deve ser uma das principais atrações. Terceiro game do reboot das aventuras de Lara Croft, o jogo deve concluir a história da origem da heroína. “Just Cause 4”, cuja existência foi vazada pelo Steam, também é aguardado.

Em relação a RPGs, “Dragon Quest XI”, já lançado no Japão, e “Kingdom Hearts 3”, previsto para 20188, também devem ser mostrados durante o evento.

Ainda é possível que o remake de “Final Fantasy VII”, anunciado na conferência da Sony na E3 2015 e que desde então foi muito pouco comentado, é uma das grandes esperanças dos jogadores, mas não há nada que garanta que o jogo vai aparecer na feira.

Ubisoft

Reprodução

Dia 11/06, a partir das 17h (horário de Brasília)

A desenvolvedora francesa já adiantou alguns dos jogos que vão ser anunciados durante a E3, incluindo jogos como “Beyond Good and Evil 2” e “The Division 2”.

A principal novidade, porém, deve ser “Assassin’s Creed Odyssey”, novo título da franquia que deve se passar na Grécia antiga.

Outros games esperados são “Skull and Bones”, “Transference” e “Starlink: Battle for Atlas”, todos anunciados durante a E3 do ano passado e que devem ser lançados ao longo dos próximos meses. Ainda existe a possibilidade do estúdio francês trazer de volta alguns jogos clássicos, como um aguardado novo episódio da franquia “Splinter Cell”.

Sony

Reprodução

Dia 11/06, a partir das 22h (horário de Brasília)

A Sony já disse que o PlayStation 4 entrou na fase final do seu ciclo de vida, então a expectativa é que a fabricante japonesa mostre alguns dos jogos previstos para encerrar a história do console.

Não é pouca coisa que a Sony anunciou nos últimos anos mas ainda não lançou, e é esperado que detalhes sorbe esses títulos sejam divulgados durante a conferência da E3.

Um dos jogos mais aguardados é o misterioso “Death Stranding”, do criador da série “Metal Gear Solid” Hideo Kojima. Até agora, o diretor só divulgou vídeos enigmáticos que não dão uma ideia muito boa do que esperar do game – agora pode ser o momento de falar como o jogo vai ser.

“Days Gone” e “Spider-Man”, que já têm data de lançamento marcada, também devem dar as caras na conferência. Assim como “The Ghost of Tsushima, anunciado no ano passado.

Por fim, “The Last of Us Part II” deve receber bastante destaque. Sequência de um dos mais aclamados jogos da década, o game ainda não tem previsão de lançamento, e a expectativa é que a Sony fale um pouco mais sobre quando ele deve chegar às lojas.

Nintendo

Reprodução

Dia 12/06, a partir das 13h (horário de Brasília)

A Nintendo já confirmou que a apresentação da E3 vai ser dedicada a jogos de 2018 para o Nintendo Switch – nada de 3DS. A fabricante japonesa não falou ainda muito sobre o que vai ser lançado no restante do ano, e a E3 é o momento ideal para isso.

O que se sabe é que, no segundo semestre, o Switch vai receber um novo “Super Smash Bros.” e “Pokémon Let’s Go”, mas pouco foi dito sobre cada um dos games. “Fire Emblem” e “Yoshi” também foram anunciados para esse ano, mas nada de data de lançamento – ou mesmo um vídeo, no caso de “Fire Emblem”.

“Metroid Prime 4” e “Bayonetta 3” foram anunciados durante 2017 e não há confirmação de quando eles vão ser lançados. Se forem títulos para 2018, estarão na E3. Mas é possível que fiquem só para o ano que vem.

Além dos games da própria Nintendo, jogos de outros estúdios também podem ser anunciados, como “Fortnite” e “Dragon Ball FighterZ”, por exemplo, entre outras possíveis surpresas.