No que depender das grandes empresas do setor de jogos, o futuro é o streaming de jogos, que permite jogar sem baixar e sem depender dos recursos computacionais do seu dispositivo, o que permitiria acessar games pesadíssimos em um celular barato, desde que haja um acesso constante à internet. Esse futuro já é uma realidade para quem gosta de games antigos graças a um novo serviço chamado Antstream.

A plataforma por assinatura dá acesso a 1.000 jogos retrô sem depender de download ou emuladores; basta ter acesso à internet e o jogo começará imediatamente no seu dispositivo.

publicidade

Como qualquer serviço por streaming, o desafio reside na qualidade da conexão e no lag, que pode ser agravado pela distância entre os servidores e a casa do usuário. Jogos que exijam maior precisão e timing podem sofrer com esse atraso, e alguns games podem se tornar impossíveis de serem jogados se o serviço for lançado de forma desastrada.

O serviço apenas foi anunciado até o momento, sem informações mais concretas sobre quais jogos ele terá em seu catálogo, nem qual será a data de lançamento. No entanto, está confirmado que o serviço apostará em um jogos totalmente licenciados de empresas como Warner (Midway, Williams e alguns jogos da Atari), Data East, Gremlin, Bitmap Brothers, Rebellion (Hewson Consultants, 21st Century), Alternative Software, Atlantis, Epyx, System 3 e SCI.

publicidade

O serviço estará disponível inicialmente para usuários dos EUA e do Reino Unido que sejam usuários de Android e Windows. A expectativa é que outros territórios e plataformas sejam anunciados no futuro.