O site de jogos independentes Game Jolt publicou uma nota ontem informando que, por causa de uma notificação judicial da nintendo, seria obrigado a tirar do ar 562 jogos independentes criados por fãs. O motivo alegado pela empresa é que os jogos infringem marcas registradas ou material protegido por leis de monopólio intelectual da Nintendo.

A notificação, que pode ser vista por meio deste link, informa que as páginas “mostram imagens dos personagens de jogos da Nintendo com jogos online não-autorizados que copiam os personagens, música e outros recursos dos jogos da Nintendo”. Ela ainda aponta que o Game jolt gera receita a partir de anúncios online mostrados enquanto os usuários espera que os jogos sejam carregados.

publicidade

Foram afetados pela notificação jogos que usavam imagens e personagens associados à Nintendo, de maneira semelhante a No Mario’s Sky. Como resposta, o site “bloqueou” as páginas dos jogos, deixando-as acessíveis apenas para seus respectivos desenvolvedores, para que eles não perdessem o material.

Ninguém pode usar

publicidade

Essa não é a primeira vez que a Nintendo toma uma atitude semelhante com jogos gratuitos criados pelos seus fãs por amor aos originais. Só no segundo semestre de 2016, a Nintendo já ordenou a remoção de um remake de Metroid 2 e de Pokémon Uranium, uma versão especial de Pokémon feita por fãs que trazia uma história nova e 100 monstrinhos novos, todos criados por fãs.

Infelizmente, a Nintendo não é a única empresa que tem essa atitude. Em abril, a Paramount Pictures e a CBS Studios tentaram impedir a criação de um filme de Star Trek feito por fãs, sob o argumento de que a língua e a cultura Klingon seriam propriedade dos estúdios.