A empresa Statespace lançou recentemente a ferramenta Aim Lab, um software voltado para gamers profissionais dedicados a jogos de tiro. O software foi desenvolvido por neurocientistas com o objetivo de ajudar os e-atletas a melhorar suas habilidades em aspectos importantes desses jogos, como reflexos e pontaria.

De acordo com um dos fundadores da empresa, Wayne Mackey, o programa deve funcionar como uma espécie de treinamento de fundamentos para os profissionais de jogos de tiro. “Há um motivo pelo qual os jogadores da NFL [a liga estadunidense de futebol americano] não ficam só jogando um monte de partidas para se tornar melhor” disse ele em entrevista ao Motherboard. “Eles correm, eles levantam peso, eles treinam habilidades específicas”, concluiu. O trailer da ferramenta pode ser visto abaixo:

Mirando com a mente

publicidade

Segundo a empresa, o programa usa sessões de treinamento baseadas em inteligência artificial, que se adaptam para treinar especificamente as fraquezas de cada usuário. Por exemplo: se o computador detecta que o usuário costuma ter mais dificuldade com alvos do lado esquerdo da tela, ou quando precisa mover a mira rapidamente para a direita, ele começa a inserir mais alvos desse tipo nos exercícios.

No fim de cada sessão de treino, o jogador recebe uma visão geral de seu desempenho. Ela inclui tanto dados mais gerais (número de tiros dados, precisão, etc.) quanto análises mais profundas sobre o comportamento do jogador. O sistema pode detectar, por exemplo, se o usuário costuma atirar rápido mas errar o alvo, ou se ele se move de uma maneira errática que dificulta que ele identifique novos alvos.

Fundamentos

Mackey é um dos pelo menos três fundadores da Statespace que, segundo o The Next Web, tem um título de Ph.D. em neurociência. A ideia deles é que o programa seja usado tanto por gamers profissionais quanto por entusiastas de jogos de tiro que queiram melhorar suas habilidades. É graças aos seus conhecimentos em neurociência que eles conseguem saber quais dados são importantes de ser analisados pela máquina para ajudar os jogadores a melhorar suas habilidades.

Por padrão, as armas e mapas do jogo são inspiradas no jogo de tiro mais popular do momento, “PUBG”. No entanto, a física do software pode ser remodelada, de maneira que praticamente qualquer arma de qualquer jogo possa ser emulada. Com isso, o programa serve para treinar jogadores em uma grande variedade de jogos de tiro. O Aim Lab já está disponível no Steam, em esquema de Early Access.