A Microsoft e a Mojang anunciaram nesta segunda-feira (19), durante a Gamescom, que o jogo Minecraft está prestes a receber uma grande reformulação gráfica. Essa melhoria será possível graças a implementação da técnica de Ray Tracing em sistemas com placas de vídeo NVidia GeForce RTX. O recurso será disponibilizado como uma atualização gratuita para a versão PC do jogo.

O Ray Tracing é um algoritmo que faz com que seja possível simular a incidência de luz em objetos como no mundo real. Saxs Persson, diretor de criação do Minecraft na Microsoft, disse em um comunicado que “a implementação do Ray Tracing é central ao que pensamos para o futuro de Minecraft. Na versão atual, um bloco de ouro parece amarelo, mas com essa melhoria ativada, você consegue ver brilho, você consegue ver reflexos, é possível ver até inimigos refletidos nele.”

Algumas outras melhorias gráficas que chegam ao Minecraft graças ao Ray Tracing incluem iluminação direta do sol, sombras mais realistas e reflexos e efeitos de refração em materiais transparentes, como vidro e água.

Reprodução

publicidade

A Microsoft e a Nvidia não informaram uma data de lançamento específica, mas sabe-se que ela estará disponível para os usuários que usam placas 2060, 2070 e 2080 da Nvidia, bem como as variantes Super e Ti dessas placas.

Notavelmente, essa atualização está sendo anunciada uma semana após ser informado que a grande atualização gráfica planejada originalmente para o game, e que recebeu o nome de “Super Duper Graphics Pack”, foi cancelada. O update envolvia melhorias no realismo da iluminação e das sombras, superfícies reflexivas e outras melhorias gráficas que, coincidentemente, parecem estar presentes na implementação do Ray Tracing.

Como justificativa para o cancelamento da atualização original, a Mojang disse que o pacote “provou ser tecnicamente exigente de se implementar”, devido a acertos de desempenho em múltiplas plataformas e tipos de dispositivo, o que é compreensível, dada a grande quantidade de maneiras que se pode jogar Minecraft hoje. Veja como o jogo vai ficar após a atualização:

Via: The Verge