A Microsoft deu nesta semana uma ótima notícia para desenvolvedores independentes de todo o mundo. Em breve, qualquer pessoa poderá publicar seus próprios jogos na loja virtual do Xbox One sem precisar de uma publisher.

Em outras palavras, a Xbox Store vai ficar mais parecida com o Google Play, em que desenvolvedores independentes podem disponibilizar seus próprios projetos para o público, bastando apenas seguir uma série de diretrizes de segurança e privacidade.

publicidade

A iniciativa da Microsoft foi revelada na última quarta-feira, 1, com o nome de Xbox Live Creators Program. Os participantes podem solicitar um Xbox One “emprestado”, que funciona também como um kit de desenvolvimento, para criar e publicar seus games independentes.

Há algumas exigências, porém. Em primeiro lugar, o game precisa rodar como um app universal de Windows 10, o que significa que ele será disponibilizado tanto para Xbox quanto para PCs atualizados. Os títulos submetidos também serão avaliados pela Microsoft antes de aparecerem na loja, e podem ser removidos a qualquer momento se a empresa achar que eles estão violando alguma regra.

publicidade

Para participar do Xbox Live Creators Program, os desenvolvedores também devem pagar uma taxa, no valor de até US$ 100 (pouco mais de R$ 300). Além disso, a novidade está disponível, por enquanto, apenas para membros do programa Insider, que dá acesso a novas funções do Xbox antes que elas sejam liberadas para o público em geral.

Até hoje, publicar games no Xbox One exigia que o time de desenvolvimento tivesse contrato com uma publisher bem estabelecida no mercado, ou que fizesse parte do programa ID@Xbox, da própria Microsoft, que oferece apoio a produtores independentes. É desse programa que nasceu o game “Cuphead”, por exemplo.

publicidade

Agora que qualquer pessoa poderá publicar jogos na loja do Xbox, membros do ID@Xbox terão direito a recursos que os outros não têm. Entre eles a possibilidade de inserir mecânicas de multiplayer online e conquistas – que membros do Xbox Live Creators Program não podem inserir nos seus games.

Além disso, esses jogos independentes feitos por “qualquer um” ficarão disponíveis numa sessão especial na loja virtual do Xbox, separados dos outros jogos. Apenas membros do ID@Xbox terão seus trabalhos expostos juntamente aos grandes títulos na plataforma.

publicidade

Via Windows Blog